Deputado Camarinha assinou o pedido de CPI da Merenda na Assembleia Legislativa e cobra vereadores sobre a CPI em Marília

February 6, 2018

Ao contrário do que publicou um site de notícias, o deputado Abelardo Camarinha (PSB) assinou o Requerimento N° 938, de 2016, na Assembléia Legislativa, que resultou na instalação da chamada CPI da Merenda, envolvendo uma Cooperativa Agrícola Familiar no fornecimento de suco de laranja para a merenda escolar em diversos municípios do Estado. 

O Requerimento citava "uma quadrilha" no Estado, envolvendo empresários, lobistas e até o deputado estadual Fernando Capez (PSDB), então presidente da Assembleia.

"Assinei o Requerimento da CPI da Merenda na Assembleia da mesma forma que sempre assinei e apoiei investigações sobre suspeitas de corrupção em todos os setores dos governos. Ocorre que pessoal mal-intencionadas e com interesses políticos, maldosamente distorcem e mentem, como publicado em um site de notícias em Marília, dizendo que eu não havia assinado o pedido da CPI da Merenda", disse Camarinha.

Ele afirmou que a falsa e tendenciosa notícia voltou a circular pelas redes sociais justamente no momento em que ele está cobrando alguns vereadores que ainda não assinaram o pedido de abertura de CPI na Câmara Municipal para investigar o encontro de alimentos da merenda estragados na Cozinha Piloto.

"Querem confundir parte da opinião pública. Pessoas ligadas à Prefeitura tentam distorcer os fatos. Como cidadão e no meu dever como deputado, estou cobrando os vereadores que não assinaram esse pedido de CPI, como o Mário Coraíni, que posa de moralista, o Damasceno, o Zé Luiz Queiroz, o Cícero do Ceasa, a professora Daniela, o Marcos Custódio e o Marcos Rezende. Que tipo de compromisso eles têm com o prefeito? Cadê o respeito ao interesse da população, à saúde das crianças das Emeis e das Emefs, correndo o sério risco de comer merenda estragada? Esses vereadores têm obrigação de explicar o por que ainda não assinaram esse pedido de CPI", disse Camarinha. 

"São sete toneladas de carnes da merenda que estragaram na Cozinha Piloto. Por que essa tamanha quantidade de carne estava estocada lá em pleno recesso escolar? Quem comprou tudo isso? Como comprou, quanto pagou? É preciso apurar, investigar e revelar os prejuízos aos cofres públicos e os riscos às crianças, além de punir os culpados por esse grave acontecimento", finalizou o parlamentar.

 

 

 

VEJA A ÍNTEGRA DO REQUERIMENTO COM O  PEDIDO DA CPI DA MERENDA NA ASSEMBLEIA

 

REQUERIMENTO Nº 938, DE 2016

 

Requeremos, nos termos do artigo 13, § 2º, da Constituição do Estado de São Paulo e dos artigos 34 e seguintes da XIV Consolidação do Regimento Interno, a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, composta por 09 (nove) Deputados ou Deputadas, com a finalidade de, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, apurar e investigar o fornecimento de merenda escolar em todas escolas estaduais nos contratos firmados por Cooperativas de Agricultura Familiar com o Governo do Estado de São Paulo e municípios paulistas, além de eventuais ações de agentes públicos, para esclarecer se houve ou não prejuízos ao erário.

JUSTIFICATIVA

Revelado pela Polícia Civil, a fraude da Cooperativa Agrícola Familiar (Coaf) no fornecimento de suco de laranja para o Estado e municípios paulistas merece atenção desta Casa. Apesar do caso já ser investigado pelo Ministério Público, Polícia Civil e Corregedoria de Administração Geral do Estado, a atuação da Coaf, como um todo, em São Paulo precisa ser esclarecida. É preciso dar transparência aos contratos firmados nos municípios para entender a organização desta “quadrilha” no Estado.

A Comissão Parlamentar de Inquérito têm o objetivo não apenas de analisar contratos, mas de entender e esclarecer se o contrato com a Cooperativa de Agricultura Familiar trouxe algum prejuízo ao erário público, bem como se afetou o abastecimento de merenda em todas as unidades de ensino atuantes em São Paulo, incluindo as escolas estaduais, além da possível participação de agentes públicos.

A abertura da presente CPI permitirá, entre outras iniciativas, ouvir dirigentes das cooperativas e empresas da agricultura familiar, agentes e ex-agentes públicos estaduais, representantes dos municípios paulistas também atingidos pelo esquema criminoso, além de representantes do próprio Ministério da Agricultura e da Educação, além de profissionais especialistas em temas de agricultura familiar e de licitações públicas.

 

Sala das Sessões, em 11/5/2016.

 

RELAÇÃO DE DEPUTADOS QUE ASSINARAM O PEDIDO DE CPI DA MERENDA, NA ASSEMBLEIA

 

a) Estevam Galvão a) Marcos Zerbini a) Fernando Capez (apoiamento) a) Carlos Giannazi a) Rogério Nogueira a) Rafael Silva a) Antonio Salim Curiati a) Reinaldo Alguz a) Celso Giglio a) Jorge Wilson Xerife do Consumidor a) Edson Giriboni a) Milton Vieira a) Célia Leão a) André Soares a) Rodrigo Moraes a) Wellington Moura a) Davi Zaia a) Marcos Neves a) Roberto Engler a) Orlando Bolçone a) Welson Gasparini a) Celino Cardoso a) Edmir Chedid a) Ramalho da Construção a) Clélia Gomes a) Caio França a) Maria Lúcia Amary a) Gileno Gomes a) Mauro Bragato a) Abelardo Camarinha a) Vaz de Lima a) André do Prado a) Jorge Caruso a) Marcos Damasio a) Aldo Demarchi a) Barros Munhoz a) Afonso Lobato a) Adilson Rossi a) Pedro Tobias a) Carlão Pignatari a) Gil Lancaster a) Márcio Camargo a) Cezinha de Madureira a) Orlando Morando a) Léo Oliveira a) Hélio Nishimoto a) Luiz Fernando Machado a) Celso Nascimento a) Cauê Macris a) Chico Sardelli a) Coronel Camilo a) Fernando Cury a) Ricardo Madalena a) Roberto Tripoli a) Sebastião Santos a) Delegado Olim a) Gilmaci Santos a) Marta Costa a) Carlos Bezerra Jr. a) Coronel Telhada a) Carlos Cezar a) Vanessa Damo a) Roberto Morais a) Rita Passos a) Roberto Massafera a) Jooji Hato a) Atila Jacomussi a) Ed Thomas a) Igor Soares a) Roque Barbiere a) Analice Fernandes a) Feliciano Filho a) Enio Tatto a) José Zico Prado a) Leci Brandão a) Ana do Carmo a) Marcia Lia a) Angelo Perugini a) Itamar Borges a) Geraldo Cruz a) Professor Auriel a) Luiz Carlos Gondim a) Luiz Fernando a) Marcos Martins a) Beth Sahão a) Alencar Santana Braga a) Raul Marcelo a) Teonilio Barba a) João Paulo Rillo a) Carlos Neder a) Luiz Turco

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black