Emdurb nega preparativos para radares e diz que retirada de lombofaixas é adequação às normas do Contran

February 22, 2018

 

                   Retirada da lombofaixa na Rua Bahia (Foto: Manoel Henrique)

 

A Emdurb, em parceria com a Codemar, meteu picaretas e máquinas no asfalto e arrancou diversas lombofaixas em vias públicas de Marília. Em alguns casos, em situações polêmicas, como a lombofaixa da Rua Bahia, em frente ao Colégio Esquema Único, houve muitas reclamações, principalmente do dono da escola. "Temos 1.200 alunos e fazem uma coisa dessas", reclamou.

Outros locais atingidos pela retirada das lombofaixas foram ao longo da Avenida Higino Mussi Filho, em frente as universidades, no Campus Universitário. Havia suspeita que as retiradas das lombofaixas eram um preparativo para a futura instalação de radares ou lombadas eletrônicas de controle de velocidade.
Mas a diretoria da Emdurb, através da assessoria de imprensa da Prefeitura, justificou as ações como adequações às normas do Conselho Nacional de Trânsito. 

 

NOTA DA PREFEITURA

A Prefeitura de Marília informa que está fazendo a retirada de algumas lombofaixas, que foram construídas de forma irregular ao que estabelece a Resolução 495 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e em locais inadequados, como: estacionamento de prédios comerciais, abertura de canteiros, portões de acesso a prédios, pátios de postos de combustível e também em rampas de acessibilidade.
Neste sentido, já foram retiradas nove lombofaixas, sendo uma na rua Bahia (em frente ao Colégio Esquema Único), três na avenida Hygino Muzzi Filho (Campus Universitário), uma na Avenida Tiradentes e quatro na rua São Luiz.
Em comum acordo dos representantes – Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Obras Públicas e Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília) -, a fim de solucionar essas irregularidades foi feita a opção pela retirada das mesmas, e construção de redutores de velocidade (lombadas) e faixas de pedestres para resguardar a segurança de quem faz uso das vias públicas. Neste sentido foi formalizado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que está sendo seguido pela administração municipal.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black