TCE aponta descontrole na entrega de materiais e falta de uniformes na rede pública de Ensino. Inclusive em Marília!

May 7, 2018

 

 

 

Do total de 163 escolas vistoriadas, 56% não entregaram material escolar aos alunos; 80% dos estudantes estão sem uniforme escolar.

 

Materiais e uniformes escolares entregues após o início do ano letivo, livros guardados em lugares inapropriados, ausência de controle na distribuição de apostilas, cadernos, lápis e canetas. Essas foram algumas das irregularidades encontradas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) durante fiscalização realizada em 163 (cento e sessenta e três) escolas de 144 (cento e quarenta e quatro) municípios do Estado.

De acordo com o relatório divulgado pelo TCE nesta segunda-feira (7/5), 56% das escolas vistoriada pelas equipes de fiscalização ainda não entregaram ou distribuíram o material escolar, mesmo após o início das aulas. Os Agentes ainda constataram que em 19% das escolas, não houve controle na distribuição e que 24% dos materiais entregues não são suficientes para todo o ano letivo (clique para acessar o relatório).

Em relação aos livros didáticos, do total de escolas municipais e estaduais vistoriadas, 17% não haviam feito a entrega ou a distribuição foi realizada após o começo das aulas. Foi verificado ainda que em 13% das unidades os livros estavam armazenados em lugares inadequados, como no chão e em estacionamento de veículos. Em 37% das unidades vistoriadas também não houve controle da distribuição dos livros

No caso dos uniformes, a porcentagem das roupas ainda não entregues ou que foram distribuídas após o começo das aulas sobe para 95% dos casos. Nessa área, as fiscalizações apontaram que em apenas 21% das escolas os alunos estavam vestindo os uniformes e que em 21% delas o controle de entrega não foi realizado.

A fiscalização ordenada do TCE que verificou o fornecimento de materiais, livros e uniformes em escolas municipais e estaduais foi realizada em 26 de abril por um corpo técnico de 163 (cento e sessenta e três) Agentes da Fiscalização do TCE no interior, no litoral e na região metropolitana de São Paulo.

O relatório gerencial final, com os dados e informações de interesse público pode ser consultado pelo link https://bit.ly/2K2UMPB. Outro documento, com dados segmentados e regionalizados, será encaminhado aos Conselheiros Relatores dos processos das contas ligados às entidades fiscalizadas.

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black