Carreta de Prevenção ao Câncer atendeu a população em Marília e segue pela região, com apoio da Unimar

May 25, 2018

A Carreta de Prevenção ao Câncer, que percorre 12 cidades da região Oeste paulista, desta vez fez sua parada em Marília, levando até a população 50 exames de Papa Nicolau, que detectam alterações no colo do útero, e dos 40 exames de sangue PSA, que detectam alterações na próstata.

Com o apoio da secretaria Municipal de Saúde de Marília e da Unimar, também foram ofertados outros serviços durante toda a manhã. “Nós aproveitamos a movimentação da carreta para trazermos atividades de prevenção do câncer bucal, trouxemos também a equipe da zoonoses que está dando orientações sobre leishmaniose, dengue, zica e chicungunya”, destacou Cristiane Costa e Silva, Apoiadora da Atenção Básica da secretaria.

Além dos funcionários da Saúde, também estavam presentes os alunos da Unimar que fazem estágio na Rede Municipal de Saúde de Marília. Eles fizeram uma mobilização em prol da orientação e busca de sintomáticos respiratórios da Tuberculose. Outra parceria que atendeu aos marilienses, foram os Residentes da Saúde Coletiva da Famema, que deram orientações gerais de saúde e fizeram aferição de pressão.

 

 

                     

 

                                     Cristiane Costa e Silva, Dani Alonso, Kátia Santana e Selma Regina

 

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) em 2018 a estimativa é que hajam 600 mil novos casos de câncer no Brasil; destes, 68.220 serão de câncer de próstata e 16.370 serão casos de câncer do colo do útero. Por isto, como bem destacou a primeira dama de Marília, Selma Regina, a prevenção é a melhor forma de se combater a doença. “Como mostram as pesquisas, os casos de câncer não param de crescer, e se existe prevenção, se a doença é encontrada logo no início, aumenta-se muito as chances de cura. Então uma iniciativa como essa é importantíssima para nossa cidade”.

Para quem não pôde comparecer ao evento desta manhã, a secretária de saúde de Marília, Kátia Ferraz Santana, faz o chamamento: “Homens e mulheres que não puderam estar aqui hoje, é muito importante comparecerem às suas unidades de saúde para manterem em dia a prevenção contra o câncer de próstata e a prevenção contra o câncer de colo de útero, para que possamos detectar precocemente essas doenças”, convoca a secretária.

Nesta sexta-feira (24), quem recebe a Carreta é a cidade de Pompéia e, como destacou a Coordenadora Regional do PR Mulher, Dani Alonso, “esta é uma ação de profunda importância e impacto para a região. Uma ação de cuidado e atenção com a oncologia, que vai marcar a história das cidades por onde passou”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
  • Facebook - White Circle
  • Tumblr - White Circle
  • Twitter - White Circle
Anuncie aqui!!!
14 99797-5612

© 2017 por "JP. Povo