Gripe já matou 5 pessoas em Marília este ano, confirma a Prefeitura

July 23, 2018

A secretaria municipal da Saúde de Marília confirmou nesta segunda-feira (23), em nota á imprensa, cinco mortes por gripe em variados tipos, como H1N1 (com dois óbitos), A H3N2, vírus Tipo A,  Influenza B e  Metapneumovirus.

Entre as vítimas, três não haviam tomado vacina contra a gripe. A secretaria informou que segue a campanha de vacinação nas unidades de Saúde, bem como as orientações á população. 

FORÇA-TAREFA

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, iniciada em 23 de abril, prossegue em Marília. A dose é uma das medidas de proteção para evitar agravos decorrentes dos principais vírus em circulação.

A população pode procurar uma das 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e 37 USFs (Unidades Saúde da Família). Em Marília a cobertura vacinal está em 80,77% do público-alvo.

Desde o início da força-tarefa, foram vacinadas 64.298 pessoas na cidade. Desse total, 49.002 fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Outras 11.936 receberam a dose por ter alguma doença crônica ou condição de saúde de vulnerabilidade, que assegura o acesso à vacina.

Além das crianças entre seis meses e cinco anos, idosos com mais de 60, grávidas ou mulheres que deram à luz recentemente, profissionais de Saúde e de Educação também podem ser imunizados pelo SUS pessoas com até nove anos ou acima de 50.

A ampliação da faixa etária foi definida pela Secretaria de Estado da Saúde e começou a valer no dia 25 de junho.

A enfermeira responsável pelo programa de imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Renata Rodrigues Plácido, alerta a população para a importância da imunização e lembra também outros cuidados.

“É importante evitar ambientes fechados, lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas”, destaca.

Outra dica é evitar ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas. Em caso de espirro, a orientação é cobrir com lenço descartável. Se não for possível, é recomendado usar o antebraço ao invés da mão.

PROTEÇÃO

Também é importante destacar outras cautelas, recomendadas pelo Ministério da Saúde, como:

• Proteja o nariz e a boca. Use lenços descartáveis, quando possível, ao tossir ou espirrar. Se não for possível, cubra com o antebraço.
• Evite tocar a boca e o nariz.
• Lave as mãos e o antebraço com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

 

--

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
  • Facebook - White Circle
  • Tumblr - White Circle
  • Twitter - White Circle

© 2017 por "JP. Povo