HISTÓRIA EM RISCO: Museu de Marília está com Auto de Vistoria dos Bombeiros vencido há cinco anos

September 6, 2018

 

O acervo histórico de Marília está sob risco de seguir os mesmos passos da tragédia que atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, no último domingo (2). 

Isso porque o imóvel onde está instalado o Museu Histórico e Pedagógico “Embaixador Hélio Antonio Scarabôtolo”, de Marília, localizado na Avenida Rio Branco, 1383, Bairro Salgado Filho, está com o Auto de Vistoria dos Bombeiros (AVB) vencido desde 2013. O imóvel é alugado e tem cerca de 190 metros quadrados. Em 2019, o Museu de Marília completará 60 anos de sua instalação. 

No caso do Rio de Janeiro, até o incêndio, o Museu Nacional funcionou sem autorização dos Bombeiros, os quais atestaram que o prédio não atendia os requisitos básicos de segurança, como extintores, caixas de incêndio e outros. 

HISTÓRIA DO MUSEU DE MARÍLIA

O museu foi criado oficialmente no ano de 1959, com a finalidade de constituir o patrimônio histórico e cultural do município. Em 1972, houve alteração do nome e objetivos e passou a chamar-se Museu Histórico e Pedagógico Municipal e destinou-se também ao culto do espisódio da Inconfidência Mineira, notadamente de Tomaz Antônio Gonzaga e o poema Marília de Dirceu, que inspirou o nome da cidade. Em 1996, passou a chamar-se Museu Histórico e Pedagógico Embaixador Hélio Antônio Scarabôtollo e, no ano de 1976, foi celebrado convênio com a Unesp para abrigar o museu, o que ocorreu somente em 2000.

Doações de famílias de pioneiros, da família do patrono do museu, peças que representam os usos e costumes dos primeiros habitantes, inclusive os naturais, índios coroados. Grande parte do acervo foi recebido em regime de comodato, oriundo da Unesp, através do termo de convênio C4L717. Com as campanhas de doação na mídia, foram adquiridas várias peças de famílias. O acervo é composto por arte sacra, indumentária, numismática, mobiliário, maquinário, acervo do patrono, utensílios domésticos, escolares, hospitalares, etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black