HORA DO VOTO: 171.775 eleitores podem ir às urnas hoje, em Marília. Veja dicas do processo eleitoral

October 7, 2018

Acontecem hoje (7) das 8h às 17h, as eleições para escolha de seis candidatos na urna eletrônica: deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente.

Em Marília, 171,775 eleitores estão aptos a votar, de acordo com dados da Justiça Eleitoral. Ele estão divididos em duas Zonas Eleitorais: a Zona 400, com 90.793 eleitores, 35 locais de votação e 263 seções. E a Zona 70: com 80.982 eleitores, 37 locais de votação e 292 seções.

O número de eleitores em Marília corresponde a 73% da população da cidade, que pelo Censo de 2017 tem 235.234 habitantes. São 91.80453 eleitores do sexo feminino (44%) e 79.93346 eleitores do sexo masculino (53%). 

A Justiça Eleitoral permitiu na sexta-feira (5), que os eleitores poderão comparecer nos locais de votação vestindo camiseta do candidato, mas não é permitido fazer boca de urna (pedir votos). 

Está vedado ao eleitor adentrar a cabine de votação com telefone celular. O aparelho deve ser deixado com os mesários. Isso para evitar fotos da urna eletrônica e quebra do sigilo do voto.

 

 Funcionários da Justiça Eleitoral transportando urnas eletrônicas para locais de votação, neste sábado (6)

 

 

Veja algumas dicas:

 

1 - Qual é o horário de votação? A seção eleitoral estará aberta entre 8h e 17h (horário local). Após esse prazo, quem estiver na fila ainda poderá votar. Se não chegar a tempo, você terá de justificar a ausência em qualquer cartório eleitoral em até 60 dias, mas ainda estará apto a votar em um eventual 2º turno, que ocorrerá no dia 28 de outubro.

 

2 - Que documentos levar? Você só precisa levar um documento com foto, que pode ser carteira de trabalho, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), passaporte, entre outros. Vale lembrar que, no dia da eleição, não é obrigatória a apresentação do título de eleitor.

 

3 - Posso levar parentes ou amigos para me acompanhar na urna? Não. Como o voto é sigiloso, ninguém deve estar ao seu lado. A única exceção é para quem é portador de deficiência ou tem mobilidade reduzida. Nesse caso, o eleitor deve escolher uma pessoa de confiança para ajudá-lo. Não vale ser um funcionário da justiça eleitoral ou membro de qualquer partido político.

 

4 - Posso levar uma "cola" no meu smartphone? Não. A lei eleitoral veda o uso de equipamentos eletrônicos, como o smartphone, na hora de votar. Mas há uma solução: você pode levar uma "cola" de papel – o que é altamente recomendável nestas eleições.

 

5 - O que eu posso usar na hora da votação? Você pode manifestar suas preferências político-partidárias com camiseta do candidato, bandeiras, adesivos, broches e dísticos, de maneira silenciosa e individual.

 

6 - Tenho deficiência física. Sou obrigado a votar? Sim. O voto só é facultativo para analfabeto, jovens entre 16 e 18 anos e idosos que já fizeram mais de 70 anos.

 

7 - Como faço para denunciar irregularidades nas campanhas? Você pode utilizar o app Pardal, da justiça eleitoral, disponível em Android e iOS. Ele permite registrar denúncias contra partido e coligação, através do envio de indícios de práticas indevidas ou ilegais.

 

 

IMPRIMA, PREENCHA E LEVE SUA COLINHA PARA VOTAR

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black