Unimar conquista aprovação de Pós-Graduação na área da Saúde e expande Programa para o Brasil e o mundo

October 31, 2018

Avançando e investindo em seus programas de Pós-Graduação e Pesquisas, a Unimar (Universidade de Marília) conquistou junto à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a aprovação do Mestrado Interdisciplinar "Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação", vinculado à área da Saúde. 

As inscrições começarão nesta quinta-feira (dia 1°) até o dia 21 de novembro. As provas serão realizadas no dia 27 de novembro. No site da Unimar  podem ser encontradas mais informações. As aulas serão quinzenalmente (de quinta a sábado), pra possibilitar e facilitar alunos de fora de Marília e outros estados. 

"UMA LUTA CONSTANTE"

 

Fernanda Mesquita Serva, Pró-Reitora de Ação Comunitária, Pesquisa e Pós-Graduação, falou sobre o Núcleo de Pós-Graduação já existente na Universidade de Marília, que é o Mestrado e Doutorado na Área de Direito. "Agradeço a todos os diretores, professores e equipe do Núcleo. Essa é uma luta constante e que tem dado ótimas conquistas, como a avaliação do CAPES  e a coroação da Unimar com cinco estrelas no Guia do Estudante e nota máxima do MEC".

Ela ressaltou que "esse trabalho da Pós-Graduação vem qualificar ainda mais a Graduação, fazendo uma via de mão dupla entre elas". Lembrou também da recente conquista da área de Direito da Unimar, que foi o Uninter na região do Amazonas, fechando  convênio com mais uma instituição e possibilitando o acesso de pós-graduandos daquela região a esses programas, com inserção social e trabalho sério em regiões desprovidas desse benefício. 

Outros cursos da Unimar aguardam parecer da CAPES para expandir esses programas de Pós-Graduação. "Investimentos muito altos da Reitoria que aprimoram a excelência de ensino da Unimar. Esse é o caminho da Universidade de Marília", disse Fernanda. 

Também está em andamento o programa de Doutorado, como no curso de Medicina da Unimar. Todos os programas desenvolvidos por professores e mestres da própria Universidade (alguns com mais de vinte anos de casa), com expansão para todo o Brasil e exterior. 

UNIMAR ENTRE OS POUCOS PROJETOS APROVADOS

O coordenador do Programa, Rogério Leone Buchaim, falou sobre a linha de pesquisas, destacando que o foco é a realização do ser humano como um todo.

"Uma proposta difícil de ser aprovada, pois a CAPES recebeu 154 propostas de mestrado nessa área, mas somente 9% foram aprovados. Ou seja, um grande feito da Unimar, que ficou entre as apenas 14 propostas aprovadas".

Buchaim disse que isso mostra realmente a qualidade do corpo docente da Unimar. "Vamos trabalhar com uma equipe que vai atuar de forma integrada, estimulando a iniciação científica e projetos de Extensão, um deles direcionado ao Projeto Amor de Criança (que atende crianças com  paralisia cerebral). Essa aprovação é uma vitória a ser comemorada"".

EXPANSÃO PARA O BRASIL E PARA O MUNDO

O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, ressaltou o potencial da instituição. "Depois de completar 60 anos no ensino superior, estamos amadurecidos suficientemente para caminhar ao essencial do ensino, que é a Pós-Graduação e a Pesquisa", disse ele.

"Nossa meta é qualificar e aperfeiçoar o ensino e a profissionalização. Nesse sentido contratamos profissionais gabaritados para alcançar esses objetivos e conseguir aprovações de cursos de Mestrados, Pós-Graduação e doutorado na CAPES, o que é muito difícil pelas exigências do órgão. Mas a Unimar felizmente tem obtido ótimos resultados".

O reitor lembrou que outros projetos de Pós-Graduação da Unimar continuam na CAPES para ser aprovados. "Pretendemos consolidar um Núcleo de Pós-Graduação na Universidade de Marília, paralelo a um Núcleo de Centro de Pós-Graduação, valorizando o ensino em Marília e região, o Brasil e o mundo, trazendo alunos de outras regiões do Brasil e de outras nações".

Ele afirmou que a Unimar só poderá crescer com o empenho das equipes de profissionais. "Meu muito obrigado a todos!". 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black