Acadêmicos do curso de Recursos Humanos da Unimar resolvem problemas de empresas em trabalho na disciplina de Planejamento

December 18, 2018

Acadêmicos do curso de Recursos Humanos resolvem problemas de empresas em trabalho desenvolvido na disciplina de Planejamento Acadêmicos do curso de Recursos Humanos da Universidade de Marília (Unimar) concluíram a disciplina de Planejamento com apresentações de projetos baseados em problemas com equipes, diagnosticados em empresas e indústrias.

O gestor de Recursos Humanos é o responsável pelo recrutamento, seleção, preparação e gestão dos colaboradores. O profissional é qualificado e recebe os conhecimentos específicos para o mundo dos negócios, podendo atuar na gerência, assessoria ou consultoria de empresas e indústrias.

Na disciplina de Planejamentos, os acadêmicos aprendem na prática como desenvolver métodos que contribuam com o crescimento da empresa e dos colaboradores.

De acordo com a professora Sônia Sueli Azevedo Abreu Santos, responsável pela disciplina, muitos empresários ou gestores não conseguem identificar as dificuldades cotidianas que desestimulam a equipe e podem contribuir para o atraso do crescimento da empresa.

“No curso, o acadêmico aprende a vender idéias, a entender sua equipe e colocar em prática metodologias que vão beneficiar toda a empresa”, explica Sônia.

O trabalho é realizado durante todo o semestre. Já no primeiro mês, os alunos são instruídos de como desenvolver o trabalho. Ao longo dos meses, eles vão analisando as deficiências da empresa escolhida.

 

Com orientação da docente e conhecendo as formas de solução de problemas, os alunos vão desenvolvendo a metodologia que utilizarão com os colaboradores e gestores da empresa. No final do semestre, uma mostra de trabalhos foi realizada pela equipe com os resultados obtidos.

“A surpresa que eu tive é que realmente os acadêmicos entenderam a importância da comunicação. Às vezes, as pessoas falam que a teoria não funciona na prática, mas ao longo da disciplina os acadêmicos perceberam que funciona sim, principalmente quando os alunos especificaram o problema, passaram a motivação aos funcionários e cuidaram da comunicação de cada setor”, ressalta a professora.

Os graduandos de Recursos Humanos aprovaram a metodologia utilizada. Para o acadêmico Fábio Augusto, a disciplina foi responsável por contribuir com o desenvolvimento de habilidades essenciais para a profissão.

“Nós desenvolvemos maquetes representando a nossa empresa, fictícia, para exemplificar os problemas e quais ações propostas para a solução dos casos.

Conseguimos, desta forma, realizar as propostas e o mais importante, aprender”, comemora Fábio.

Um dos grupos trabalhou com problemas reais de uma empresa mariliense. Para a integrante da equipe, Gabriela de Paula, foi importante contribuir para uma empresa consolidada no mercado durante os anos da graduação.

"Nós contribuímos para a empresa porque conseguimos identificar com exatidão as deficiências cotidianas. Agimos diretamente no foco e solucionamos o problema. Para mim foi enriquecedor”, comemora a acadêmica.

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black