CONQUISTA HISTÓRICA: governador promulga Lei do deputado Camarinha e Estado incorpora funcionários do Complexo H.C/Famema

December 29, 2018

    Camarinha com representantes dos funcionários do Complexo H.C/Famema: conquista histórica!

 

O governador do Estado, Márcio França (PSB), promulgou nesta sexta-feira (28), o Projeto de Lei de autoria do deputado Abelardo Camarinha (PSB) e oficialmente incorporou funcionários da Fumes (Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília) na folha de pagamento do Estado, através da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. 

O Projeto de Lei de Camarinha foi aprovado no último dia 13 pela Assembleia Legislativa do Estado. Apenas os deputados do PSDB votaram contra a proposta que beneficia cerca de 1.800 trabalhadores do Complexo Hospital das Clínicas/Famema, além dos funcionários do Hospital Materno-Infantil, Hemocentro e outros órgãos. 

A incorporação dos funcionários da Fumes pelo Estado, além dos pagamentos direto na folha com todos os benefícios vinculados, garante ainda segurança e direitos trabalhistas, conforme determina o decreto assinado pelo governador.

"Esta era uma revindicação de mais de 30 anos da maior parte dos funcionários do Complexo Famema. Os governos do PSDB, nos últimos 20 anos, não tiveram interesse em atender esta demanda. Tanto, que os deputados do PSDB, como o Pedro Tobias, de Bauru, aliado do prefeito Daniel Alonso, encaminhou voto contra a aprovação do projeto de lei, este mês", disse Camarinha.

"Mas, felizmente, a maioria absoluta do parlamento aprovou nossa proposta e agora o governador Márcio França, sensibilizado com o desejo e a necessidade desse benefício para os funcionários do Complexo H.C/Famema, promulgou a Lei. Um presente de final  de ano para esta categoria que trabalha com muita dedicação", afirmou o deputado.

Esta conquista histórica garante segurança administrativa, jurídica e financeira à Instituição e consolda uma luta de mais de três décadas, desde a também histórica conquista da estadualização da Famema, em 1994, através de Projeto de Lei de autoria de Camarinha, que cumpria o primeiro dos seus três mandatos como deputado estadual. Na época, ele presidiu a sessão da Assembleia Legislativa que aprovou o referido Projeto.

Desde a estadualização, a incorporação dos funcionários pelo Estado passou a ser uma luta contínua de todas as gestões da Famema. A promulgação pelo governadoi, agora, representa para a Instituição um futuro mais tranquilo e próspero. Trata-se da nossa segurança institucional”,

COMO FUNCIONA?

A Fumes (Fundação Municipal de Ensino Superior) e a Famar (Fundação de Apoio a Faculdade de Medicina de Marília) possuem cerca de 2,4 miil funcionários. São duas autarquias responsáveis pelas contratações de funcionários do Complexo. Cerca de 30% desse quadro, quando da estadualização da Famema (em 1994), fez a opção por receber diretamente do Tesouro do Estado. São os chamados “optantes”.

Os demais funcionários recebem salários com recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) via Famar ou Fumes, sendo classificados como os “não optantes”.

Os “optantes”, que recebem direto do Governo, são aqueles que já vinham recebendo reajustes concedidos pelo governo estadual, além do aumento no vale-alimentação.

Os demais, cerca de 70% dos funcionários chamados “não optantes”, tinham problemas constantes para reajuste salarial e aumento de outros benefícios.

 

 

 

 Camarinha, Vinícius, dra. Paloma Nunes e diretores do Complexo HC/ Famema na secretaria estadual da Saúde, em São Paulo: longo trabalho até a conquista da incorporação dos funcionários

 

MAIS 1.651 FUNCIONÁRIOS PARA O COMPLEXO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS

O governador do Estado, Márcio França, também publicou despacho no Diário Oficial do Estado determinando providências para abertura de concurso público para contratação de 1.651 funcionários para o Complexo Famema/Hospital das Clínicas de Marília.

Entre as funções, estão 223 de  Agente Técnico de Assistência à Saúde, 44 de Agente Técnico de Saúde, 42 de Analista Administrativo, 6 de Analista Sóciocultural, 167 de Auxiliar de Saúde, 3 de Cirurgião Dentista, 154 de Enfermeiro, 7 de Engenheiro I, 213 de Médico, 137 de Oficial Administrativo, 24 de Oficial Operacional, 532 de Técnico de Enfermagem, 36 de Técnico de Laboratório, 45 de Técnico de Radiologia e 18 de tecnólogo em Radiologia. 

Já na Famema (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília), serão abertos concursos para 14 cargos de Professor Assistente Mestre e 61 de Professor Adjunto Doutor.

 

 

  MELHORIAS: Deputado Camarinha nas novas UTIs e alas do Hospital das Clinicas. 

Ele conquistou reformas, ampliações, novas UTIS, novo Pronto Socorro, novos leitos

e novos equipamentos para o Hospital

 

MAIS FUNCIONÁRIOS E MELHOR ATENDIMENTO PARA A POPULAÇÃO

O deputado disse que a medida do governador resultará em melhorias no Complexo Famema/Hospital das Clínicas. "Uma notícia muito feliz para nossa população. Será uma ampliação do quadro de funcionários do H.C, que está defasado,  para melhorar o atendimento à população usuária do SUS. Esses funcionários vão ajudar no atendimento mais rápido e eficiente", disse Camarinha.

Foi ele, como deputado, que sempre atuou como parceiro do Complexo Famema/Hospital das Clínicas, conquistando recursos para reformas e ampliações dos hospitais e melhorias e reajustes salariais para os funcionários do Complexo, como os 3,5% conquistados de aumento este ano e aumento dos valores do vale alimentação dos trabalhadores do Complexo Famema. Reajuste que estamos trabalhando para ser extensivo também aos funcionários da Fumes. 

Em seu primeiro mandato como deputado estadual, em 1994, Camarinha conquistou a inédita estadualização da Famema e a partir de então, os alunos deixaram de pagar mensalidades, com ensino superior, de qualidade e gratuito, fomando médicos e enfermeiros para atender a população do SUS. A Famema obteve conceito "A" do MEC.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black