22 DE MARÇO: Conscientização sobre a necessidade de economia é o foco no Dia Mundial da Água

March 22, 2019

 

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia.

A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.

Origem do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:

1 A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 A água é a seiva do nosso planeta;

3 Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;

8 A utilização da água implica respeito à lei;

9 A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

A preocupação com os recursos hídricos é evidenciada neste dia simbólico, porém deveria fazer parte do dia a dia das pessoas, já que a água está presente em quase todos os momentos de nossa vida, seja para higiene pessoal, consumo, preparo de alimentos, transporte, ou ainda gerar energia.

O fato da água ser “comum” à vida de boa parte da população faz com que o valor e a importância deste bem natural sejam deixados de lado ou simplesmente se tornem esquecidos por todos. Infelizmente a realidade é que o cuidado vem tardio, como forma de desespero quando é decretado, por exemplo, uma situação de crise hídrica ou fase de escassez.

PRESERVAÇÃO

A preservação da água é necessária em todas as suas amplitudes. Os rios, mares e oceanos, necessitam de atenção e cuidados. Qualquer ameaça a estes meios significa um perigo e um risco à toda a humanidade.

Dados divulgados em um relatório da ONU apontam que 40% da população mundial vivem com escassez de água. Além disso, 1,8 bilhão de pessoas consomem água de fontes que não são protegidas.

A principal forma para evitar o desperdício e preservar esta fonte natural da vida na Terra é a a conscientização da população. Educar as novas gerações é o meio necessário para superar barreiras e garantir a qualidade de vida para homens, animais e vegetais.

Vale ressaltar que cada ser é responsável e capaz de contribuir, de forma positiva, para o consumo adequado da água , bem como para o auxílio na preservação de mananciais e recursos hídricos.

A água é a fonte de vida responsável por manter o equilíbrio do ecossistema na Terra. Onde há água limpa, há vida. 

 

1. Tome banhos mais curtos. Um banho longo pode gastar mais de 250 litros de água, e um banho de 5 minutos pode economizar até 200 litros.

2. Evite a válvula de descarga de parede e utilize vaso sanitário com caixa acoplada para evitar o uso maior de água. A descarga de parede utiliza cerca de 15 litros de água enquanto a caixa consome 6 litros a cada uso.

3. Uma torneira aberta normalmente utiliza entre 10 e 20 litros a cada minuto. Se ela estiver pingando, pode gastar até 50 litros por dia, ou seja, aproximadamente 1500 litros por mês. Portanto fique atento a torneiras.

4. Ao escovar os dentes, procure manter a torneira fechada. E, se possível, utilize um copo para fazer o bochecho. É possível economizar até 5 litros de água em apenas uma escovação.

5. Problemas nos encanamentos. Vazamentos pequenos em canos podem desperdiçar mais de 5000 litros de água a longo prazo.

6. Utilize balde com a água que sobra da máquina de lavar roupa para lavar o carro. Se você lavar o seu automóvel com uma mangueira, pode gastar até 500 litros de água em uma lavagem.

7. A água que sai da lavadora de roupas pode ser utilizada para outras tarefas: Lavar a casa, quintal e calçadas da casa.

Portanto, é só seguir algumas dicas simples e você poderá economizar na conta de água além de evitar o desperdício de água.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black