MAIS UM DESASTRE DO PSDB: Governador Doria acaba com 159 polos do Projeto Guri no Estado, sendo 11 deles na região de Marília

March 30, 2019

O governador João Dória (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (29), o fechamento de 159 polos (mais de 56%) do Projeto Guri em todo o Estado de São Paulo. Na região de Marília, 11 unidades serão fechadas. Mais de  7 mil alunos do Projeto deverão ser afetados pelos cortes. 
O anúncio, que surpreendeu a todos, foi feito durante reunião nesta sexta-feira em Marília, quando os funcionários de diversos polos da região (que imaginavam participar de mais uma reunião de trabalho) precisaram assinar o comunicado de aviso prévio. 

Os polos de Marília funcionam nas seguintes cidades:  Assis, Cândido Mota, Echaporã, Herculândia, Ibirarema, Maracaí, Ocauçu, Oriente, Ourinhos, Palmital, Parapuã, Promissão, Quatá, Ribeirão do Sul, Sabino, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã e Vera Cruz.
Não há informações, ainda, sobre o futuro do do Projeto Guri que funciona há mais de 20 anos na cidade, atualmente na Casa da Cultura (na Avenida Santo Antonio)  e atende cerca de 600 crianças e adolescentes, no contra-turno escolar. 

O PROJETO

Mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contra turno escolar, cursos de iniciação musical, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclado e percussão, para crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos em mais de 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os 370 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 540 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.


 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black