Bombeiros vão intensificar fiscalização de alvarás em prédios, a partir da próxima semana. Veja como funciona o Auto de Vistoria

April 2, 2019

O Corpo de Bombeiros vai intensificar a fiscalização em prédios comerciais, industriais e outras edificações. Uma operação messe sentido será desencadeada a partir do próximo dia 9 (terça-feira) 

Nota nesse sentido foi distribuída pelo 10° Grupamento de Bombeiros em Marília, integrando operação que acontecerá em todo o Estado. A Nota destaca que nos últimos cinco anos foram registradas 4.658 vítimas em 166.026 ocorrências desta natureza.

A NOTA

PODER DE FISCALIZAÇÃO DE EDIFICAÇÕES Nos últimos 5 anos atendemos a 166.026 ocorrências de incêndios estruturais, em edificações, indústrias, comércios, entre outros, que infelizmente vitimaram 4.658 pessoas, além dos danos ao meio ambiente e prejuízos econômicos imensuráveis. O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com o objetivo de aumentar a proteção a VIDA e as medidas de PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS em edificações e áreas de risco, iniciará, partir de 9 de abril, o serviço de fiscalização desses locais, nos termos da Lei Complementar Estadual nº 1.257 de 06 de janeiro de 2015 e Decreto Estadual nº 63.911/18, de 10 de dezembro de 2018. Nos dias 2 e 8 de abril de 2019, períodos que antecedem o início da fiscalização, o CBPMESP desenvolverá em todo o Estado de São Paulo a operação EDIFICAÇÃO MAIS SEGURA que terá como objetivo informar e orientar a população sobre o novo serviço que será prestado de forma EDUCATIVA E PREVENTIVA, assim como as práticas que serão adotadas durante as vistorias técnicas e como ocorrerá a fiscalização das edificações. FUNCIONAMENTO DA FISCALIZAÇÃO O serviço de fiscalização tem o objetivo de verificar o cumprimento das medidas contra incêndios, se a edificação possui licença válida e se os sistemas de proteção contra incêndios estão em perfeitas condições de funcionamento. Será realizado pelos bombeiros militares, identificados pelo uniforme caraterístico e viaturas oficiais, munidos de ordens de fiscalização identificada por QR Code, contendo o nome do agente, a data e o local a ser fiscalizado, o que poderá ser instantaneamente checada veracidade e comprovada no site Via Fácil Bombeiros a ação de prevenção na edificação seja feita de forma oficial. As prefeituras municipais são as responsáveis pela execução das atribuições de uso e ocupação do solo, inclusive de interdição dos locais, cabendo aos bombeiros militares ajudar na prevenção aos incêndios nas edificações e áreas de risco com esses novos serviços de fiscalização."

 

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RENOVAÇÃO AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS

Edificações de todos os tipos devem ter por obrigação o AVCB (Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros), isso é um fato, mas o que alguns podem não saber é a necessidade de renovação auto de vistoria do corpo de bombeiros, sendo assim, ao longo do artigo, vamos esclarecendo algumas dúvidas, a fim de manter todos informados e regularizados.

O QUE É O AVCB?

O AVCB ou Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento obrigatório para diversos tipos de edificações. Este documento garante que tal edificação é, de fato, segura e está preparada para oferecer maior proteção contra incêndios a todos que vivem, utilizem ou trabalham neste prédio.

A emissão deste documento é feita pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. Para obter este documento o edifício precisa passar por uma vistoria e durante este processo o bombeiro encarregado irá verificar se todos os itens obrigatórios de proteção estão devidamente instalados e posicionados. Alguns dos itens analisados são:

  • Escadas de incêndio;

  • Portas corta fogo e anti pânico;

  • Iluminação de emergência;

  • Detectores de fumaça;

  • Hidrantes;

  • Placas de sinalização;

  • Entre outros.

E QUANDO É PRECISO FAZER A RENOVAÇÃO AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS?

A renovação auto de vistoria do corpo de bombeiros é necessária, visto que o AVCB é temporário, dura de 1 até 5 anos, de acordo com o risco da edificação, sendo assim sempre que este período estiver prestes a terminar é preciso pedir a renovação auto de vistoria do corpo de bombeiros.

Outro tipo de situação em que a renovação auto de vistoria do corpo de bombeiros é necessária se dá quando feita alguma alteração no projeto original que foi vistoriado.

ONDE É POSSÍVEL SOLICITAR A RENOVAÇÃO AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS?

A solicitação da renovação auto de vistoria do corpo de bombeiros, assim como da primeira, pode ser solicitada com a empresa Bombeiros.com.br.

Além de fazer esta solicitação através da Bombeiros.com.br é possível também adquirir produtos de segurança, realizar treinamentos e formação de brigada de incêndio.

Conheça os produtos e serviços oferecidos pela Bombeiros.com.br e garanta toda a segurança para sua empresa.

PARA SABER MAIS SOBRE RENOVAÇÃO AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS

Ligue para 11 2203-2220 ou clique aqui e entre em contato por email.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black