Acadêmicos de Odonto da Unimar participam de palestra sobre DST, IST e Acidentes Biológicos

April 15, 2019

Acadêmicos de Odontologia participam de palestra sobre prevenção a DST, IST e Acidentes Biológicos

 

Os acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade de Marília (Unimar) participaram de palestra sobre a prevenção a acidentes biológicos com o infectologista Amin Ibn Chahrur. O objetivo foi conscientizar os futuros profissionais sobre a importância dos cuidados no momento do atendimento.

De acordo com a Coordenadora do curso de Odontologia, Beatriz Flávia de Moraes Trazzi, a palestra foi pensada para auxiliar os acadêmicos e diminuir os riscos de acidentes e contaminações. “Nosso objetivo é mostrar aos acadêmicos que há riscos de infecções na área que atuam e a prevenção é essencial para evitar os acidentes biológicos”, explica Flávia.

Segundo a docente da disciplina de Biossegurança, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Acidentes Biológicos (AC) do curso de Odontologia, Silvia Gianini, o tema foi trabalhado em sala de aula e a palestra complementou e aumentou o conhecimento sobre o assunto.

“Os acadêmicos irão desenvolver os atendimentos clínicos com materiais perfuro cortantes e pacientes com todos os tipos de enfermidades. É fundamental que estejam cientes da necessidade de precaver os acidentes biológicos.

Nada melhor do que um infectologista, atuante na cidade, para ressaltar a importância da precaução”, explica a docente.

Ainda segundo a docente, os temas DST, IST e Acidentes Biológicos foram trabalhados durante um semestre, mas o assunto é amplo e gera dúvidas no acadêmico. “Os alunos foram convidados a colocar no papel suas dúvidas, selecionamos as principais e encaminhamos para o Dr. Amin, os quais foram esclarecidos na palestra. Esperamos que agora os alunos coloquem em prática todos os métodos de segurança em suas atividades”, enfatiza Silvia.

 O Dr. Amin, egresso da Unimar, conta que o tema precisa ser discutido com frequência, principalmente pelos profissionais e acadêmicos da área da saúde. “O tema precisa ser exposto, mas com leveza. Vejo que falar de DST e IST ainda é um tabu, até mesmo com os profissionais da área da saúde. Os profissionais da área Odontológica precisam estar cientes que podem ser infectados. Hoje, orientei, falei sobre as minhas experiências e mostrei que a prevenção é ainda a melhor forma de proteção contra estas doenças”, afirmou Amin.

Para os acadêmicos, foi uma oportunidade de esclarecer questões que transmitiam inseguranças. O Igor de Souza Navarro, acadêmico do 5º termo, ficou mais tranquilo após a palestra. “Há riscos na profissão que escolhemos e precisamos nos preparar para todas as situações. Poder tirar nossas dúvidas e receber orientações de um profissional da área fez toda a diferença”, comemora o Igor.

A acadêmica Julia Ferreira, também do 5º termo, conta que há um nervosismo quando envolve questões de doenças e infecções, mas se sentiu tranquilizada após a palestra. “Faz total diferença saber exatamente como prevenir ou como agir em casos de acidentes. Estava apreensiva com muitas questões e pude sanar todas. Assistir a palestra deste profissional fez total diferença”, conta Júlia.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black