Inscrições para o 11° Fórum de Discussão Estudantil da Unesp em Marília terminam nesta segunda-feira. Evento é exclusivo para alunos do ensino médio público e privado

April 20, 2019

Com o tema "A Preservação dos Princípios dos Direitos Humanos", será realizado na Unesp em Marília, de 7 a 10 de maio, o 11° Fórum de Discussão Estudantil. O evento traz uma ótima oportunidade de aprendizado e crescimento para os alunos do ensino médio no município de Marília. As inscrições serão realizadas até esta segunda-feira (22). 

Os temas debatidos serão: Comitê Interamericano de Direitos Humanos (CIDH): Problemática da alimentação nas Américas: subnutrição e obesidade- Comitê Jurídico Interamericano (CJI): O acesso das pessoas com deficiência aos direitos fundamentais.

Organizado pelo GEO (Grupo de Estudos e Pesquisa em Organizações Internacionais)   contará com simulações de reuniões internacionais e palestras com especialistas sobre os temas que serão abordados.

Tem por objetivo promover simulações de debates que ocorreriam dentro do âmbito da Organização do Estados Americanos (OEA).
Voltado exclusivamente para alunos do ensino médio público e privado do município de Marília, os estudantes são convidados a se inscreverem e participarem como delegados dos países-membros da cúpula, defendendo os seus respectivos países de acordo com a política externa de cada um, através de um debate a nível diplomático e de propostas de soluções aos problemas que afetam o continente.
O evento tem duração de quatro dias, sendo o primeiro, composto por palestras promovidas por docentes a fim de que os participantes tenham uma contextualização e se familiarizem mais com os temas propostos. As simulações ocorrerão nos três dias seguintes no período da tarde, seguidas de um delicioso coffee break ("pausa para café") oferecido pelo GEO.
Como forma de instrumento pedagógico, o FDE é capaz de auxiliar os participantes a desenvolverem habilidades como a aptidão em argumentação, resolução de conflitos, negociação, oratória e além de incentivar que os mesmos adquiram uma visão mais ampla do contexto internacional.

 

PARA SE INSCREVER E PARTICIPAR DO EVENTO CLIQUE AQUI
Instagram: @geounesp

 

PARA CONFERIR MAIS INFORMAÇÕES DO EVENTO NO FACEBOOK CLIQUE AQUI

 

SOBRE O GEO
O GEO – Grupo de Estudos e Pesquisa em Organizações Internacionais é uma associação civil sem fins lucrativos. Formado pela iniciativa de estudantes do curso de Relações Internacionais da Unesp de Marília em 3 de dezembro de 2008, inicialmente apenas como grupo de estudos, tem como objetivo promover estudos sobre organizações internacionais. Através de suas reuniões de estudo, os interessados podem ter mais contato com o assunto e ampliar seus conhecimentos sobre ele. 
Para além da teoria, o GEO também se preocupa, desde o seu princípio, com o aprimoramento do conhecimento prático sobre as organizações internacionais. É com esta finalidade que são organizadas simulações de diversas organizações ao longo do ano, para que os participantes do grupo compreendam melhor o seu funcionamento e tenham uma experiência ativa com a O.I. em questão.  
Anualmente o GEO realiza os Fóruns, um modelo de simulação da Organização dos Estados Americanos (OEA), que desde 2009 atraem muitos estudantes interessados em ter a experiência de atuar como representantes de países americanos em debates a níveis diplomáticos e que tratam de assuntos pertinentes ao continente. Os Fóruns possuem duas versões anuais: uma voltada para estudantes do ensino superior e outra voltada para estudantes do ensino médio. Nessas simulações, os participantes atuam como delegados dos países-membros a fim de, através da diplomacia, defender os seus respectivos países de acordo com a política externa de cada um.  
Sem mais para o momento, aproveito para agradecer a atenção e coloco-me à disposição para melhores esclarecimentos. 
 
Profº Drº José Alberto Geraldo Bertoncini Poker, atual coordenador e docente do curso de Relações Internacionais da UNESP de Marília e também Coordenador-Docente do GEO (Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações Internacionais). Telefone para contato: +55 14 99604-2712 Email: jgpoker@marilia.unesp.br  

 

SOBRE O EVENTO

Este ano realizaremos o XIº Fórum de Discussão Estudantil, como tema “A Preservação dos Princípios dos Direitos Humanos”, onde traremos dois temas extremamente importantes para a nossa sociedade:  
1. A problemática da alimentação nas Américas: subnutrição e obesidade 2. O acesso de pessoas com deficiência aos direitos fundamentais 
Será realizado no Campus II da Unesp de Marília (ao lado da Unimar) nos dias 07 á 10 de Maio de 2019.   O que é Fórum de Discussão Estudantil (FDE)? 
O Fórum de Discussão Estudantil (FDE) é uma simulação da Organização dos Estados Americanos (OEA) na qual estudantes do ensino médio participam como diplomatas, de maneira a representar diversos países do continente americano e debater temas relevantes à agenda da OEA. Esta iniciativa visa promover o contato acadêmico aos alunos das redes pública e particular, já que para as simulações, os estudantes vivenciam o ambiente universitário e têm a oportunidade de utilizar os conhecimentos de ciências humanas em geral adquiridos na sala de aula, sobretudo história e geografia, além de desenvolverem habilidades de oratória e negociação. 
 

COMO FUNCIONA? 
Uma simulação ou modelo de organizações internacionais consiste em grupos de estudantes, denominadas delegações, que representam países em um Fórum Internacional, no caso, a OEA. 
 No XI FDE, cada delegação deverá ser composta por até quatro membros, os quais se dividirão em até dois comitês. Ao longo das discussões, os estudantes-diplomatas elaborarão, por escrito, propostas que tratem do problema, no intuito de encontrar soluções satisfatórias aos países-membros. Tais propostas são denominadas “documentos de Trabalho” e, a partir destes, cria-se a “Proposta Resolutiva”, que é um documento que reúne as 
decisões deferidas durante as sessões. No último dia do evento ocorre a Assembleia Geral, em que ambos os comitês trazem as suas respectivas “Propostas Resolutivas” a serem analisadas e, se necessário, complementadas e corrigidas. Após a Assembleia Geral, teremos a cerimônia de encerramento que contará com a entrega de certificados aos participantes, bem como menções e certificados de destaques. 
Convido os Senhores (as) a estarem presentes no evento e analisar quão importante é, não apenas para alunos universitários, como também os alunos do ensino médio que terão sua primeira experiência dentro da universidade e desenvolvendo habilidades de discussão em âmbito internacional. 
Sem mais para o momento, aproveito para agradecer a atenção e coloco-me à disposição para melhores esclarecimentos. 
 
Profº Drº José Alberto Geraldo Bertoncini Poker, atual coordenador e docente do curso de Relações Internacionais da UNESP de Marília e também Coordenador-Docente do GEO (Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações Internacionais). Telefone para contato: +55 14 99604-2712 Email: jgpoker@marilia.unesp.br

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black