Câmara aprova proposta de Nardi para transparência na Central de Vagas em escolas municipais. Creches continuam abandonadas nas Zonas Sul e Oeste

April 26, 2019

A Prefeitura de Marília deverá disponibilizar no Portal da Transparência a relação completa de crianças inscritas na Central de Vagas para Emeis e Berçários, devidamente atualizada.

Proposta nesse sentido, de autoria do vereador Luiz Eduardo Nardi (PR)  foi aprovada pela Câmara Municipal.

A Central de Vagas foi criada em 2014, com o objetivo de atender especificamente as demandas da faixa etária de quatro meses a três anos.

Esse grupo etário é atendido por critérios técnicos, de forma organizada e conforme a ordem da inscrição. Estas diretrizes estão estipuladas no Plano Municipal de Educação que, por sua vez, está de acordo com a Lei 12.796. 

"Além de uma questão de transparência, facilita aos pais e interessados acompanharem de maneira mais prática este método de triagem para ocupações de vagas nas unidades escolares", explicou Nardi.

Levantamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontam que atualmente a cidade precisa de 1.200 vagas em creches. 

OBRAS ABANDONADAS

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) abandonou as obras da Emei Catavento, no Bairro Nova Marília II, na Zona Sul e da Creche Flauta Mágica, no Jardim Cavalari, na Zona Oeste. As unidades começaram a ser construídas na gestão passada. As duas escolas oferecerão cerca de 400 atendimentos no período parcial e 100 no integral.

As obras deveriam ser concluídas até o final do ano passado, conforme promessas da atual gestão, após vistorias nos locais pela secretaria municipal da Educação.

As obras continuam paralisadas, as estruturas se deteriorando e as comunidades destas regiões, as mães que trabalham e as que precisam trabalhar fora, desesperadas por vagas em creches.

Faltam pequenos serviços para conclusão das obras, como colocação de rodapés e gradís de proteção, além da pintura, bem como as mobílias.

Há mais de dois anos esses serviços não são concluídos e as reclamações por falta de vagas continuam crescendo, inclusive com preparo de ações pelo Ministério Público para providências nesse sentido". 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black