JUSTA HOMENAGEM: Médico pediatra dr. Agostinho receberá hoje a Medalha do Mérito Cívico, concedida pela Câmara de Marília. Anjo das crianças já é Cidadão Mariliense

May 2, 2019

 Vereadora professora Daniela entrega minuta do Projeto de Lei que concede a Medalha de Mérito Cívico para o Dr. Francisco de Agostinho Júnior, a maior personalidade de Marília em termos de  amor às crianças e solidariedade humana 

 

O médico pediatra, professor doutor Francisco de Agostinho Junior, de 68 anos, receberá em Sessão Solene hoje,  na Câmara Municipal, a Medalha do Mérito Cívico "Marília de Dirceu". 

A homenagem partiu após aprovação de proposta apresentada pela vereadora professora Daniela D'Ávila. 

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema), em 1975, e com doutorado em Pediatria pela Universidade de São Paulo (USP), doutor Agostinho, como é mais conhecido, é idealizador e coordenador do projeto Amor de Criança, que ampara crianças com paralisia cerebral através do AME da Universidade de Marília (Unimar), atendendo além de Marília e região, crianças de outras regiões do Estado e do Brasil. O Projeto já foi reconhecido e premiado em nível nacional. 

A vereadora Daniela considerou que a honra maior é da própria Câmara de Marília em reconhecer mais uma vez o mérito do doutor Agostinho, pois ele colabora para o desenvolvimento e a qualidade de vida de centenas de crianças. "Cada fase em que a criança atendida pelo projeto avança é celebrada, comemorada, pelo doutor Agostinho, este grande médico de nossa cidade". 

Dr. Agostinho já teve aprovado pela Câmara de Marília, em 2010, o Título de Cidadão Mariliense (de autoria do vereador Eduardo Nascimento). 

Nascido em Jaú, decidiu cursar Medicina e no início da década de 1970 passou no vestibular da Famema. Até então, doutor Agostinho não se imaginava morando em Marília, cidade para onde veio justamente para cursar a faculdade. Em 1975 se formou médico e passou a clinicar logo em seguida. Nunca mais se mudou de Marília. "É uma sensação indescritível, uma gratidão imensa receber tamanha honraria. Estou grato a Deus pelo reconhecimento, justamente por mais esta oportunidade e quero agradecer aos vereadores e a toda Câmara de Marília por este momento", afirmou.

A Medalha de Mérito cívico 'Marília de Dirceu' será outorgada ao médico Francisco Agostinho durante sessão solene no próximo dia 28 de junho. Casado com Marcela Beneditti de Agostinho, o homenageado tem três filhos (Francine, Raquel e Renato) e dois enteados (Luiza e Gabriel).

Todo o atendimento desenvolvido pelo projeto Amor de Criança, no ambulatório da Universidade de Marília, é custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com o pediatra, algumas famílias de outros Estados, como do Nordeste, se mudaram para Marília por encontrar na cidade o atendimento especializado para seus filhos.

 

 

PROJETO CORAÇÃO DE CRIANÇA

                 Crianças atendidas pelo Projeto Amor de Criança no AME da Unimar (Divulgação)

 

Idealizado e coordenado pelo Dr. Agostinho, o Projeto engloba um serviço especializado que é mantido pela Universidade de Marília (Unimar) através do Hospital Beneficente da instituição. 

Oferece atendimento multidisciplinar em saúde à crianças e adolescentes com paralisia cerebral, o ambulatório faz um trabalho social amplo, que vai além das garantias previstas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Famílias carentes têm supridas outras necessidades, como fraldas, cadeiras de rodas, exames de alto custo e dietas especiais. Atualmente, cerca de 150 pacientes de Marília e região são atendidos diretamente pelo Projeto  Os recursos vêm de uma rede de colaboradores, incluindo empresas e pessoas físicas.

Desde 2017, o Projeto vem funcionando nas dependência do novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) na Unimar (VEJA AQUI), abrigando médicos, enfermeiros, profissionais da área, crianças atendidas, suas famílias e acompanhantes.

Além da acessibilidade e conforto, o local dispõe de 21 salas com estrutura, equipamentos e serviços aos pacientes.

O dr. Agostinho, reconhecidamente a maior personalidade de Marília em termos de dedicação às crianças carentes e solidariedade humana, também recebeu homenagem especial na inauguração do novo espaço do Projeto Amor de Criança no AME da Unimar. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
  • Facebook - White Circle
  • Tumblr - White Circle
  • Twitter - White Circle
Anuncie aqui!!!
14 99797-5612

© 2017 por "JP. Povo