Mutirão da Campanha Visão do Futuro 2019 no Hospital das Clínicas atendeu crianças e entregou óculos, neste sábado

May 4, 2019

       Atendimentos foram realizados no Hospital das Clínicas H.C/FAMEMA III neste sábado

 

Apontado como um marco na Saúde Oftalmológica no Interior do Estado, o Departamento de Atenção a Saúde Ambulatorial do H.C/FAMEMA III realizou neste sábado (4), o primeiro dia de atendimento do Mutirão da Campanha Visão do Futuro 2019, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Governo. O próximo Mutirão s erá realizado no dia 8 de junho. 

Das 93 crianças de 6 e 7 anos que passaram pelas triagens, 42 compareceram ao Mutirão, das quais 21 já receberam os óculos. Médicos, enfermeiros e equipes de profissionais do Complexo receberam os pequenos pacientes e seus familiares e acompanhantes  cumprindo, além do atendimento médico-ambulatorial, o alcance social deste importante trabalho e atenção à saúde visual das crianças matriculadas na Rede Estadual de Educação. 

 Dra. Paloma Libanio Nunes, superintendente do Complexo H.C/Famema com parte da equipe

que atuou no Mutirão da Campanha Visão do Futuro 2019

 

 

 

 

  

ATENDIMENTO GRATUITO PARA CRIANÇAS

 

Criado em 2009, o programa Visão do Futuro realiza exames oftalmológicos gratuitos, em grandes hospitais da rede pública na Capital e interior do Estado.

É resultado de uma parceria entre o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo (FUSSESP) e a Secretaria da Educação, atendendo alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental recebem acompanhamento oftalmológico. 

Crianças de 6 a 7 anos, matriculadas no primeiro ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede pública estadual recebem acompanhamento para a prevenção e recuperação da saúde ocular, por meio do programa Visão do Futuro.Os professores são treinados para realizar testes de acuidade visual em sala de aula. Todos os alunos que apresentarem dificuldade de leitura, sintomas ou sinais de doenças oculares são encaminhados para consulta com especialistas nas unidades de saúde do Estado.

Após a consulta, as crianças que necessitarem receberão pares de óculos. Os alunos que precisarem de acompanhamento serão encaminhados para tratamento especializado. O acompanhamento é feito até o 2º ano do Ensino Fundamental, quando as crianças que já receberam óculos passam por uma nova avaliação nos mutirões de saúde promovidos pelo programa.O Programa Visão do Futuro é uma iniciativa das secretarias da Educação do Estado e município, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

 

H.C ATENDE MARÍLIA E OUTRAS 62 CIDADES DA REGIÃO

 

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília, o HCFAMEMA é uma autarquia estadual, vinculada à Secretaria da Saúde, criada pela Lei nº 1.262 de 06 de maio de 2015. Com isso, o HCFAMEMA deixou de ser apenas um prestador de serviço e passou ser um órgão do Governo de Estado, junto às outras três autarquias da área da saúde existentes no Estado de São Paulo: Botucatu, Ribeirão Preto e São Paulo. 

O HCFAMEMA atua na assistência de média e alta complexidade da Rede Regional de Atenção à Saúde - RRAS 10, integrando a rede de atenção à saúde do DRS-IX, cuja área de abrangência inclui 62 municípios, agrupados em 5 microrregiões (Marília, Assis, Ourinhos, Adamantina e Tupã), alcançando uma população estimada em 1.200.000 vidas. Nestes quatro anos, vários foram os avanços e conquistas para a população, dentre eles: - o aumento no número de leitos de Terapia Intensiva;- reforma das UTIs;- início da renovação do parque tecnológico com a aquisição de diversos equipamentos como tomógrafo, endoscópios, colonoscópios, torres de vídeo, focos cirúrgicos; reforma da unidade de urgência materno infantil; - inauguração do novo Pronto Socorro adulto; - reforma do Centro CirúrgicoCom isso, foi possível aumentar o acesso aos serviços, zerando, por exemplo, a fila de espera para radioterapia e procedimentos de hemodinâmica; além de melhorar os índices de produção e o cumprimento das metas pactuadas com o DRS.Passou a integrar projetos como o Ápice-on, que propõe a qualificação no cuidado ao parto e nascimento; atenção às mulheres em situações de violência sexual.

Recebeu habilitação como Centro de Atendimento de Urgência tipo I aos pacientes com AVC.Recebeu o Troféu “Hospital Amigo do Transplante”. Foi o vencedor no Concurso Dez Passitos da Campanha Mundial de AVC 2017.

Teve certificação ISO 9001 no Hemocentro e na Unidade de Alimentação e Nutrição.Buscando otimizar seus processos internos e dar mais agilidade e segurança no atendimento da população, o HCFAMEMA está investindo cada vez mais na Tecnologia da Informação, ampliando o uso do Prontuário Eletrônico em todas as unidades assistenciais. Tem investido em ações que buscam favorecer uma Alta Responsável, sistematizando as ações já existentes e estabelecendo protocolos de implementação da Alta Responsável em todas as unidades assistenciais, a partir da construção coletiva dos trabalhadores envolvidos. 

Recentemente, o HCFAMEMA implantou em seus hospitais o Projeto da Visita Aberta, que amplia o horário de visita de 2 para 12 horas, visando humanizar o cuidado e aproximar o paciente da sua rede social. 

Também temos a aprovação do concurso público que, neste momento, aguarda a revisão do governador. Entretanto, já houve a liberação de alguns cargos comissionados, nos permitindo ampliar nossa equipe de trabalho.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black