Câmara de Marília aprovou Projeto de Lei que cria o Dia do Meteorito

May 14, 2019

Meteorito é a denominação dada quando um meteoroide, formado por fragmentos de asteroides ou cometas ou ainda restos de planetas desintegrados, que podem variar de tamanho desde simples poeira a corpos celestes com quilômetros de diâmetro, alcança a superfície da Terra, podendo ser um aerólito (rochoso), siderito (metálico) ou siderólito(metálico-rochoso).

Agora que você já sabe o que é meteorito, fique sabendo que a Câmara de Marília aprovou, por unanimidade, na sessão desta segunda-feira (13), Projeto de Lei do vereador Evandro Galete (Podemos) que criou o Dia do Meteorito em Marília.

O Dia do Meteorito será comemorado em 5 de outubro. Neste dia, pelo projeto, "as instituições de ensino poderão promover atividades para promover o conhecimento da população referente ao evento". Nas redes sociais, a proposta do vereador virou motivo de piadas. 

JUSTIFICATIVAS

Nas justificativas, o autor do projeto cita que "sete fragmentos em diferentes pontos da cidade foram recuperados por estudiosos, sendo o maior deles no número 392 da rua São Carlos, no centro da cidade. À época, o fato ganhou repercussão mundial e até hoje os fragmentos deste meteorito, que recebeu o nome Marília, são estudados por cientistas dos Estados Unidos, da Europa e também pelos cientistas brasileiros. O objetivo do projeto é incentivar os marilienses a buscar o conhecimento científico através da astronomia e da tecnologia aeroespacial.

Isso porque raros marilienses sabiam deste fato, que segundo os especialistas, foi algo mais ou menos assim Em 5 de outubro de 1971 um meteorito caiu na cidade de Marília. O ponto de impacto foi na Rua São Carlos. A data é uma alusão a queda de um meteorito no ano de 1971 e que colocou o município de Marília na rota da astronomia mundial.

Fragmentos deste corpo celeste se encontram atualmente em museus de Londres e EUA. Na série 'Cosmos', mas a versão com o cientista Neil Tyson. E, no primeiro episódio, ao final, o Neil relata o dia em que ele conheceu Carl Sagan (o cientista que concebeu a primeira versão desta série e facilitou a disseminação dos conhecimentos do espaço). Neil, é um senhor negro e, como você sabe, um afrodescendente sofre as segregações em solo americano (só lembrar o peso-pesado Cassius Clay/Muhammad Ali disse o que viveu mesmo após ter ganhado a medalha de ouro em nome da América), e ele sintetiza que, o que mais lhe chamou a atenção no cientista Carl Sagan não foi seu imenso conhecimento sobre espaço, mundos e o sideral, mas sim a sua humanidade, o quanto era ligado às coisas humanas, ao próximo.

O pedido de inclusão do Dia do Meteorito Marília partiu de entusiastas da astronomia em Marília, incluindo o Grupo Regional de Astronomia de Marília, o Grama, e do doutor Ivan Paulino, cientista brasileiro que trabalha na Nasa". 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black