Acadêmicos de Medicina da Unimar realizam ações sociais voltadas à saúde

May 17, 2019

Os alunos do curso de Medicina da Universidade de Marília (Unimar) em parceria com a Vigilância Epidemiológica do município realizaram ações preventivas às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e a Dengue em Unidades Básica de Saúde (UBS) e em escolas públicas. As atividades estão ligadas a disciplina “Rede de Atenção à Saúde e Linhas de Cuidado”.

As ações foram desenvolvidas pelos acadêmicos do 11º termo de Medicina. Eles pesquisaram os problemas mais comuns dentro dos locais escolhidos e realizaram ações voltadas a conscientização. De acordo com a docente Lais Zutin, o objetivo foi integrar o acadêmico com as questões de saúde pública. “Os temas abordados pelos acadêmicos são os atribuídos à Vigilância Epidemiológica e a escolha da ação se deu através da realidade de cada instituição visitada”, explica.

Na UBS Chico Mendes e Escola Estadual Vereador Sebastião Mônaco, ambos da zona oeste, os grupos desenvolveram atividades voltadas à prevenção de DSTs e mapeamento de grávidas com sífilis, dando a destinação ao tratamento adequado. O mesmo tema foi também trabalhado com os moradores e frequentadores do Alojamento da Unesp, localizado no jardim Cavalari.

A dengue foi abordada por grupos que trabalharam com a educação infantil, realizando ações de conscientização na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Criança Feliz e com a reciclagem na UBS Aniz Badra, localizadas na zona norte de Marília.

A acadêmica Marcela Capeloci estava no grupo que desenvolveu atividades na UBS Aniz Badra. Ela e os integrantes do grupo perceberam que o problema da região é relacionado ao descarte incorreto de lixo, gerando criadouros do aedes aegypti.

“Nós utilizamos garrafas pet e pneus como matéria-prima para construir um jardim, aproveitando um espaço que estava abandonado na UBS. Mostramos à comunidade que é importante manter os quintais limpos, para evitar criadouros, e como é simples deixar um local bonito com o que temos em casa”, enfatiza Marcela.

Segundo a enfermeira responsável pela UBS, Denise Elaine Garozi, foi primordial esta interação entre os futuros profissionais e a comunidade na prevenção à dengue. “Nós só temos a agradecer estes acadêmicos e a Unimar por proporcionar melhorias e educar a população com bons exemplos”, comemora.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black