Albuquerque, presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar enaltece o Dia do Bombeiro

July 2, 2020

Celebramos em 2 de Julho o Dia do Bombeiro, uma das profissões mais nobres da sociedade. Eles arriscam suas vidas para proteger pessoas e cidades em situações perigosas, como incêndios, desastres naturais e desabamentos, além de sempre conscientizar a população. em alusão à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado nesta mesma data, há mais de 161 anos, no Rio de Janeiro.

"Este um Dia de celebração, mas todos os dias são especiais na vida desses heróis que não medem esforços e dedicação para salvar vidas", diz o vereador e presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar (Regional Marília), José Carlos Albuquerque. 

O INGRESSO NA CARREIRA

Legalmente falando, para entrar no Corpo de Bombeiros Militar é preciso se submeter a concursos públicos realizados pelos estados e pelo Distrito Federal. O certame ocorre geralmente em quatro fases. 

Primeiro são realizadas provas de conhecimentos gerais e específicos (com questões objetivas e redação). Depois disso, o candidato é submetido a teste físico, com atividades como corrida, elevação do próprio corpo e natação.

Em seguida, é avaliada a vida do candidato através da investigação social. Para ser bombeiro, o candidato não pode ter sido condenado por qualquer crime ou contravenção penal.

Já na quarta fase, o candidato passa por uma avaliação médica para checar se há condições físicas e mentais para exercer a profissão, como o Índice de Massa Corporal (IMC). Não são admitidas pessoas acima do peso.

Também é verificado se existe, no candidato, alguma tatuagem que faça apologia ao crime, ao racismo ou atente contra a democracia (caso haja, a desclassificação é automática).

Curso de formação de Bombeiros

Uma vez aprovados, os candidatos iniciam o Curso de Formação de Bombeiros, que tem duração de dois anos, e demanda dedicação exclusiva. As aulas são de conteúdo teórico e prático, além de estágio, e envolvem da legislação à parte do socorro e resgate. Os aprovados recebem remuneração de acordo com a Lei de Remuneração do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

Perfil necessário para ser bombeiro

Engana-se quem pensa que para ser bombeiro militar basta ser aprovado em concurso público. Existem determinadas características que um bombeiro precisa ter, tais como coragem, um emocional bem trabalhado para resolver situações sob pressão e ótimo condicionamento físico. Outros detalhes são a disciplina, capacidade de trabalhar em equipe e respeito pela hierarquia.

O que faz um bombeiro

Cabe ao bombeiro militar cooperar com a defesa civil, fazer salvamentos e perícias de incêndios, socorrer pessoas em inundações, catástrofes e desabamentos e conscientizar a população através de ações como: palestras, fiscalizações e orientações sobre riscos.

 

MENSAGENS

 

Ser bombeiro é ter uma das profissões mais perigosas e gratificantes, um bombeiro muitas vezes dão a própria vida tentando salvar uma outra pessoa. 

Ter coragem não é algo que requeira qualificações excepcionais, fórmulas mágicas ou combinações especiais de hora, lugar e circunstância. É uma oportunidade que, mais cedo ou mais tarde, é apresentada para cada um de nós!

Ser bombeiro é um sonho de muitas crianças, mas a realidade do dia a dia de trabalho é bem diferente daquela da fantasia infantil. A coragem é real, mas não existe um super-herói e sim uma equipe que passou por um treinamento intensivo para não errar.

Grande o coração de bombeiro, que nada ele pede em troca entra no meio do braseiro, nunca sabendo se volta!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
  • Facebook - White Circle
  • Tumblr - White Circle
  • Twitter - White Circle

© 2017 por "JP. Povo