Projeto Brasinha: Alunos da rede municipal e bombeiros terão encontro no Marília Shopping

July 26, 2019

Projeto desenvolvido pela Prefeitura e Corpo de Bombeiros ganha apoio do shopping e promove dia especial, com direito a demonstração de combate a incêndio

Cerca de 400 alunos da rede municipal de ensino de Marília participam, nesta terça-feira (30), de uma aula especial do Projeto Brasinha. O encontro acontece no Marília Shopping, o que promete deixar a atividade ainda mais animada. Os alunos participam de um bate-papo com instrutores cabo Tunes e Pontes,  do Corpo de Bombeiros, seguido de demonstrações de combate a incêndio no estacionamento.

O programa é desenvolvido pelo 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Marília, em parceria com a Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Educação – e já levou noções de prevenção de incêndios/acidentes a milhares de estudantes da rede.

PARCERIA FORTALECIDA

Conforme explica a supervisora de Educação Básica Karina Carrião Gomes de Oliveira, seguindo uma sequência didática, os professores desenvolvem atividades ao longo de quatro dias (de segunda a quinta), que culminam com uma visita dos Bombeiros para o encerramento, na sexta-feira.

“O objetivo desse programa é estimular a cultura da segurança nas crianças, prevenindo incêndios e outros acidentes. Eles assimilam muito bem e ficam encantados com a missão, os uniformes, os equipamentos, os veículos de salvamento e combate a incêndio, tudo que envolve o Corpo de Bombeiros. É uma lição para a vida toda”, acredita a educadora.

Em Marília, convênio entre o Estado e o município garante o atendimento pelo Corpo de Bombeiros. Para o prefeito Daniel Alonso, a parceira está cada vez mais fortalecida. “Esse projeto é maravilhoso e faz muita diferença na educação das nossas crianças. Agradecemos ao comando de Marília pelo carinho com nossos alunos”, disse Daniel.

LIÇÃO DE SHOPPING

O encontro no Marília Shopping, com 200 alunos pela manhã e mais 200 à tarde, marca nova fase na parceria. O Centro de Compras receberá as crianças no espaço de exposições e convivência, onde será realizada a parte teórica do projeto.

Em seguida, no estacionamento, haverá exibição de equipamentos (com a presença do caminhão dos Bombeiros) e demonstração de combate a incêndios com extintores de diferentes materiais.

Para o Marília Shopping é uma honra receber um projeto tão significativo como esse “Além de estreitar laços com a comunidade, com esse projeto procuramos enaltecer desde a infância, o trabalho desenvolvido pela corporação, que diariamente atua nas mais variadas situações de urgência e emergência”, ressalta Heli Queiroz, coordenador de marketing do Marília Shopping.

Além de aprender sobre a prevenção, com dicas simples que devem ser aplicada em casa, os encontros também são oportunidades para os alunos tirarem dúvidas sobre a rotina (ou falta dela) no trabalho dos “heróis do fogo”.

Atualmente, os bombeiros são organizados na estrutura da Polícia Militar dos Estados e constituem uma das principais organizações, no sistema de segurança e Defesa Civil. Uma das grandes metas é conscientizar que esse sistema é formado por cada cidadão.

Desde o surgimento da primeira Corporação de Bombeiros, criada pelo Imperador Dom Pedro em 1856, foram muitas mudanças e histórias que marcaram diferentes gerações, como os salvamentos no incêndio do Edifício Joelma, em São Paulo, e a corajosa ação dos bombeiros no recente rompimento da barragem de Brumadinho.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black