Casos de sarampo avançam e Saúde Estadual mira vacinação em crianças de seis meses a um ano. Marília ainda não se organizou pra isso

August 15, 2019

A secretaria estadual da Saúde (Vigilância Epidemiológica) divulgou nesta quarta-feira (14) orientações de expansão de vacinações contra o sarampo para crianças com idades entre seis meses e um ano. esta faixa etária estava fora do programa de vacinação contra a doença.

O órgão criou um lista de 50 cidades do Estado que deverão adotar a nova meta, incluindo Marília, que já teve dois casos confirmados da doença e pelo menos oito suspeitos.

Antes, a primeira dose da vacina era fornecida para os bebês apenas quando fossem completados os primeiros 12 meses de vida.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a dose extra destinada aos bebês (chamada de dose “D”) não substitui as duas doses de rotina que devem constar na caderneta de vacinação. Após a aplicação da dose na campanha, os pais ainda devem levar a criança para se vacinar com a tríplice viral aos 12 meses de idade, como prevê o calendário.

A secretaria municipal da Saúde ainda não organizou o sistema de vacinação para crianças de seis meses a um ano de idade.

CASOS AVANÇAM NO ESTADO 

O número de casos de sarampo aumentou 52,7% no estado de São Paulo em seis dias, no início deste mês, informou a Secretaria Estadual da Saúde. A pasta registrou 967 casos da doença neste ano, o número anterior era de 633. Desse total, 80% se concentram na capital, com 778 casos.

A campanha de vacinação contra sarampo segue em curso na capital e outras 14 cidades da Grande São Paulo com o objetivo de vacinar jovens e adultos de 15 a 29 anos. Cerca de 900 mil pessoas nessa faixa etária foram imunizadas e a meta é vacinar 4,4 milhões até o dia 16 de agosto, data prevista para encerramento da campanha.

Um total de 32 cidades paulistas vivem surto de sarampo, sendo 17 na região metropolitana, incluindo a capital.

Desde 10 de junho, quando a campanha de vacinação contra o sarampo começou na capital, 758.987 doses foram aplicadas, atingindo cobertura de 23,5% do público jovem (15 a 29 anos) e 15% entre as crianças de 6 meses a 1 ano incompleto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  •  

     

     

     

     

     

     

     

     

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black