Operação Especial de trânsito da PM, com apoio do Gaoc, mira em motos e faz multas e apreensões

September 3, 2019

 

O 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (Marília), informou em Nota que nesta segunda-feira (2), intensificou em Marília as atividades de fiscalização de trânsito em conjunto com os agentes municipais (Gaoc). Ontem foi o primeiro dia da Operação Especial de Trânsito. A equipe constatou condutores de motocicletas trafegando colocando em risco a segurança na transposição de obstáculos viários, bem como em semáforos com o sinal vermelho.

Em outros momentos, foram verificados condutores de automóveis utilizando aparelhos celulares enquanto dirigiam. Outra infração constatada foi de motocicletas com escapamento emitindo som em desacordo com o permitido, perturbando o sossego público. "Vamos divulgar para que os condutores evitem as condutas para que não sejam adotas as autuações, pois a orientação será eficiente para a prevenção de multas e de acidentes", cita a Nota. 
RESULTADO DA OPERAÇÃO:

- 17 Motocicletas fiscalizadas;

- 4 Certificados de Licenciamento anual (CLA) recolhidos;

- 1 Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida;

- 1 Veículo recolhido. 
 20 Autuações por cometimento de infrações de trânsito, descritas no quadro abaixo: 

AUMENTO DE ACIDENTES COM VÍTIMAS 
Como já dito anteriormente, foi constatado que muitos condutores, especificamente motociclistas estão trafegando sem respeitar os limites de velocidade, bem como os sinais vermelhos dos semáforos, inclusive transitando pela contramão de direção, colocando em risco não apenas a sua integridade física, como também de outros condutores, ciclistas e pedestres o que precisa ser coibido, pois tais atitudes vão de encontro com o que determina o Código de Trânsito Brasileiro, cuja fiscalização compete também ao 9º Batalhão do Interior devido ao convênio firmado entre o Município e o Estado.  

Através de um estudo realizado chamou a atenção um aumento considerável no número de acidentes de trânsito com vítimas. Entre os meses de janeiro a agosto de 2019 foram registrados em Marília 882 ocorrências de trânsito com vítimas, uma média de 4 acidentes por dia. Isso sem contabilizar os acidentes de trânsito sem vítima ocorridos no mesmo período.  

PERDA DE PATRULHAMENTO PREVENTIVO 

Na média, são despendidos 3 horas para o atendimento de cada ocorrência, computados na medida em que precisa chegar ao local, isolar, aguardar a liberação do local pela perícia, ir até o hospital colher dados e encerrar, totalizamos 2.646 horas de perdas do patrulhamento preventivo.

Um setor de policiamento territorial trabalha 24 horas no turno de serviço, neste caso seriam 110 dias de perda de patrulhamento. Assim se faz necessária a implementação de medidas visando intensificar a fiscalização de trânsito em ações pontuais para sensibilizar condutores, dentre eles os que trafegam com motocicletas sem respeitar a sinalização viária.  Nós, Policiais Militares, sob a proteção de Deus, estamos compromissados com a defesa da vida, integridade física e dignidade da pessoa humana. 
 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black