Ciências Contábeis da Unimar supera médias nacional e estadual em Exame de Suficiência

September 4, 2019

 

O curso de Ciências Contábeis da Universidade de Marília (Unimar) aprovou 69% dos acadêmicos que participaram do Exame de Suficiência para Obtenção do Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade. O percentual é melhor que a média nacional e estadual que é, respectivamente, 34,93% e 36,25%.

O Exame de Suficiência, também conhecido como Exame do CFC, é um teste realizado pelo Técnico ou Bacharel em Ciências Contábeis para comprovar que possui o conhecimento necessário para exercer suas prerrogativas funcionais no mercado de trabalho.

De acordo com a Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unimar, Ana Cláudia Rossetto, só é possível exercer a profissão após esta certificação. “O Exame de Suficiência regulariza o profissional, sendo necessário ser aprovado para exercer o cargo. Uma forma de verificar se os bacharéis possuem a condição mínima para receber a carteira profissional e atuar no mercado”, explica Ana.

O exame é aplicado pela Fundação Brasileira de Contabilidade duas vezes por ano. O candidato precisa acertar mais da metade das 50 questões objetivas das disciplinas obrigatórias sobre contabilidade, noções de direito, normas e legislação.

A Unimar registra em todas as edições do exame de suficiência altos índices de aprovação. “Nas dez últimas edições aprovamos muito mais do que a média nacional e estadual, que fica entre 24% a 36%. Nossa média varia de 60% a 70% de aprovação nas edições anuais. Uma grande alegria”, ressalta Ana Cláudia.

Nesta edição, os outros dois cursos de Marília tiveram aprovação de 0% a pouco mais de 50%. Comparando ainda com outros seis cursos de toda a região, apenas dois deles chegaram aos 50% de aprovação.

No exame realizado no primeiro semestre, 13 acadêmicos do curso de Ciências Contábeis participaram do Exame de Suficiência para Obtenção do Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade. Destes, 9 foram aprovados.

Ainda segundo a Coordenadora, o mais gratificante é saber que são acadêmicos que ainda estão finalizando a graduação que sairão da Unimar muito bem preparados para o mercado de trabalho. “É muito importante ressaltar que nossos aprovados são alunos que estão no oitavo termo e que ainda vão se formar, mas já vão concluir o curso com a inscrição no Conselho Federal de Contabilidade, ou seja, sairão com a carteira profissional em mãos”, comemora a Coordenadora.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black