Como eliminar cicatrizes: conheça algumas opções de tratamento

September 23, 2019

Como eliminar cicatrizes: conheça algumas opções de tratamento

As cicatrizes costumam marcar um período ou acontecimento, mesmo que você não queira ter aquela marca na pele.

Pensando em todas as possibilidades, conheça alguns dos principais tratamentos para correção de cicatrizes que pode elevar a sua autoestima e felicidade novamente.

Afinal, se existe uma chance de ter pele lisa e livre de sinais, é melhor saber o como não é mesmo?

Então, vamos lá!

5 tratamentos para eliminar cicatrizes e bônus para cicatrizes de acne

- Uso de cremes:

Os cremes estão entre os principais tratamentos não invasivos, seja para correção de cicatrizes de acne, cirúrgicas e outras.

Frequentemente, é uma recomendação médica é utilizar cremes clareadores ou com corticoide, que ajudam a disfarçar e reduzir o volume.

Também existem cremes que estimulam a área da cicatriz a produzir mais colágeno, o que pode diminuir o tamanho da marca.

Muitos são os cremes encontrados em farmácias e que não precisam de receita médica, mas também vale a pena conversar com um profissional qualificado para entender melhor o seu caso.

 

Afinal, diferentes tipos de cicatrizes podem reagir melhor a determinados cremes.

- Correção de cicatrizes:

Vamos começar com um procedimento cirúrgico indicado para a remoção de cicatrizes mais antigas, sejam elas resultados de cirurgias ou não.

Nesse tipo de tratamento para correção de cicatrizes, o cirurgião atua retirando aquela pele que está esteticamente danificada, fazendo uma junção dos tecidos lisos.

Como resultado, você acaba com uma cicatriz menor e que pode praticamente sumir com o tempo.

A correção de cicatriz é uma das opções de paciente com queloide ou em áreas facilmente visíveis do corpo, como o abdômen e braços.

Também é muito procurada quando são cicatrizes maiores, como de uma cesárea ou mesmo a abertura do tórax.

- Infiltração de queloide:

O queloide é algo comum após procedimentos estéticos e cirúrgicos, como furar as orelhas, cartilagem, ou fazer uma cirurgia e geralmente somem.

Quando isso não acontece, há uma concentração de tecido na área da cicatriz e podem ser protuberantes e rugosas.

Esteticamente, os queloides costumam incomodar mais que algumas cicatrizes e, por isso, já existe um tratamento não cirúrgico para esse problema.

A infiltração de queloide funciona através de radioterapia, compressão ou injeção de corticosteroides, sendo essa última a mais comum.

Objetivo é promover a melhora na estética visual da pele, reduzindo a cicatriz e deixando-a menos visível.

Em alguns casos, o profissional recomenda a combinação de uma correção de cicatrizes com a infiltração de queloide, para resultados efetivos.

- Microagulhamento:

Ideal para a correção de cicatrizes mais recentes, o microagulhamento é utilizado para cicatrizes mais superficieis.

Nesse caso, as agulhas utilizadas provocam minúsculas lesões na pele, estimulando o tecido a produzir mais colágeno, elastina e células para a cicatrização.

Quando feito ao longo da uma cicatriz, por exemplo, esse tratamento ameniza os sinais das marcas, deixando-os mais suaves e menos visíveis.

Entretanto, o microagulhamento não é indicado para pessoas com queloides, com pré-disposição a desenvolver uma, para pacientes com inflamações próximo a cicatriz ou mesmo aqueles que tem vitiligo.

 

- Peeling:

O peeling é bastante conhecido por promover a redução dos sinais de expressão da face, mas não é só isso.

Tanto o peeling mecânico quanto o químico, promovem um tipo de lixamento na pele, estimulando o desenvolvimento de um novo tecido sem marcas.

É importante dizer que o peeling mecânico é ideal para a correção de cicatrizes mais elevadas e os primeiros tecidos.

Já o peeling químico, consegue atingir camadas mais profundas e, com isso, eliminar cicatrizes que estão mais enraizadas nos tecidos.

Tratamento para cicatrizes de acne

A acne é uma das principais causas que levam milhares de jovens e adultos a procurar por tratamentos estéticos.

Isso porque, as cicatrizes podem ser bastante marcantes e intensas, comprometendo a autoestima e qualidade de vida.

Para seguir com um tratamento para cicatrizes de acne, é essencial que você tenha antes passado pelo processo de eliminar as espinhas e cravos, o que garante resultados mais duradouros.

Além do mais, existem alguns dermatologistas e médicos que dão prazos que devem ser respeitados, ou seja, nada de fazer qualquer procedimento antes da liberação médica.

É comum que todo tratamento de acne tenha seu início em cremes e remédios, já que isso estimula a produção natural de colágeno e pode evitar procedimentos mais invasivos.

Porém, nem sempre isso funciona.

Nesses casos, existem algumas opções de tratamento para cicatrizes de acne como:

 

- Dermoabrasão:

A dermoabrasão está entre as opções médicas mais recomendas para cicatrizes de acne, já que promove o lixamento do tecido externo, estimulando a formação de um tecido novo.

O tratamento é feito com um aparelho, passado sob a pele, e ainda pode ser complementado com uso de cremes e outros ácidos.

- Laser:

As opções de tratamento a laser para cicatrizes de acne são consideradas antigos, mas ainda funcionam.

Nesse, existem variações como o CO2, Nd:Ag e Erbium, mas o funcionamento é sempre semelhante: o aparelho de laser é posicionado na área, efetuando disparos.

- Ácido Hialurônico:

Ideal para quem quer apenas se livrar as cicatrizes de acne de maneira direta, o ácido hialurônico é injetado na pele com uma injeção.

Basicamente, o ácido elimina a fibrose do tecido, reduzindo as falhas e depressões da pele e amenizando/eliminando as marcas.

É importante dizer que o peeling facial também é uma opção muito utilizada para a correção de cicatrizes de acne, já que promove a renovação dos tecidos.

Seja qual for a opção de tratamento escolhida, procure o seu médico bem como um profissional qualificado para realizar o procedimento escolhido.

Assim, você consegue passar por isso de forma mais tranquila e tem uma recuperação ideal, sem possíveis agravantes.

Conclusão

Enfim, depois de conhecer todas essas opções de tratamentos para cicatrizes, comece a conversar com um dermatologista e avalie o seu caso para saber qual a melhor opção.

Sendo assim, você pode começar a dar os primeiros passos em direção a se livrar dos queloides, cicatrizes de acne e outras de uma vez por todas.

Até o próximo post!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black