Falta um ano para a eleição municipal e escolha do novo prefeito, vice e 13 vereadores

October 4, 2019

 

Daqui a exatamente um ano (4 de outubro de 2020) acontecerão as eleições municipais para escolha do novo prefeito, vice e 13 vereadores. A novidade para os eleitores em Marília será a biometria (que elimina aquelas grandes filas), cujo cadastramento segue em andamento até dezembro, no Fórum Eleitoral. 

A novidade maior para os candidatos a vereador é o fim das coligações, aquela fórmula maluca onde o eleitor ficava sem entender porque um determinado candidato que teve por exemplo 2 mil votos e não se elegeu e outro teve novecentos votos (em outro partido) e foi eleito.  

FIM DAS COLIGAÇÕES 

O fim das coligações reduzirá drasticamente o número de partidos e acaba com os chamados partidos de aluguel e barganhas por cargos comissionados na Prefeitura. 

Houve algumas alterações para os partidos e para quem pretende ser candidato. No meio político, a movimentação em relação à formação de chapas de vereadores e de candidaturas a prefeito já é considerável.

As duas principais mudanças para a eleição municipal são:

1 - não haverá mais coligação (união) entre partidos na eleição proporcional (de vereador), ficando permitida apenas para a eleição majoritária (de prefeito);

2 - o prazo para filiação em algum partido para quem quer ser candidato é de seis meses antes da eleição, portanto, é preciso se filiar até 4 de abril de 2020. Quem já é filiado e pretende trocar de partido, o prazo máximo é 4 de março.

CONVENÇÕES

A escolha dos candidatos em convenções partidárias e a deliberação sobre coligações deverão ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto do ano que vem. Para saber se você está filiado a algum partido, acesse o endereço www.tse.jus.br.

A Câmara dos Deputados aprovou no último dia 1° o Projeto de Lei 4121/19 que prevê a correção pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) aos limites de gastos de campanha de 2016 para o pleito de 2020. Para valer, a nova lei precisa ser aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente até hoje, já que qualquer mudança na legislação eleitoral precisa ser publicada em até um ano antes das eleições.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
  • Facebook - White Circle
  • Tumblr - White Circle
  • Twitter - White Circle

© 2017 por "JP. Povo