Unimar realiza a 31ª Secam com palestras e feira de exposições

October 22, 2019

 

O curso de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica da Universidade de Marília (Unimar) realiza de 21 a 27 de outubro a 31ª edição da Semana de Ciências Agrárias, a SECAM, com a realização de palestras e minicursos, além de exposição de animais, rally e o secão.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Fábio Manhoso, a semana de estudos tem a função de proporcionar mais conhecimento aos acadêmicos. “A nossa tradicional Semana de Ciências Agrárias integra o calendário municipal e é um momento em que nossos acadêmicos têm a oportunidade de estar próximo e aprender com os visitantes ilustres, podendo além do conhecimento técnico, fazer o network e abrir possibilidades”, explica.

A abertura oficial foi realizada nesta segunda-feira, dia 21, mas a Secam teve início um dia antes, com o passeio ciclístico pela Fazenda Experimental, com a participação de 110 ciclistas de Marília e região. Segundo o coordenador da Secam, o docente Marcílio Félix, a atividade é uma das inovações da semana. “Ao longo de 31 anos estamos sempre inovando e buscando o melhor para os acadêmicos e visitantes. O passeio ciclístico está no segundo ano, é um evento que cresceu e mais uma vez mostrou sua importância, porque realizamos a pedalada dentro das fazendas, apresentando a Universidade”, conta.

O Prefeito de Marília, Daniel Alonso, esteve presente na Abertura Oficial e falou sobre a importância do curso para a cidade. “ A Secam é tradicional e demonstra a qualidade dos cursos de agrárias oferecidos pela Unimar, pois são conceituados e classificados como um dos melhores do Brasil. Além disso, os cursos também exercem papel único na cidade, com grandes parcerias”, conta.

 

Os acadêmicos iniciaram a semana acadêmica recebendo o médico veterinário Rafael Mandadóri, presidente da Comissão de Estudos. Ele é o responsável pelas novas diretrizes de disciplinas que entrarão em vigor em 2021. “É um prazer estar em uma das escolas particulares mais tradicionais do país que batalha há tantos anos pela formação de profissionais de qualidade e principalmente para falar sobre a mudança do cenário educacional no Brasil e no mundo na formação profissional médico veterinária e nós, como docentes, precisamos nos conscientizar que somos os responsáveis pela relação docente professor, e é nisso que nós temos que sair da zona de conforto e quebra paradigmas para podermos alcançar emocionalmente este jovem, porque a informação pela informação não tem mais sentido em qualquer área educacional”, explica.

Durante a Semana Acadêmica a comunidade poderá conferir a Exposição de Animais, aberta ao público das 08h às 22h, o Secão no próximo sábado a partir das 08h e o Rally neste domingo, a partir das 09h.

“O estudo científico é a base da Secam, mas a parte de integração com a comunidade também é fundamental, por isso oferecemos diversas atividades que são atividades práticas para o aprendizado dos acadêmicos e diversão para a cidade”, complementa Marcílio.

Para o administrador das Fazendas da Unimar, Júlio César Mesquita Serva, é um evento que complementa, ainda mais, a carreira. “A Secam só tem a agregar conhecimento aos acadêmicos. Eu que estudei aqui e sou o Vice-Presidente da Secam, sei da importância deste evento para a carreira profissional. Além disso, é uma forma de nos integrarmos com a comunidade, convidando-os a conhecer o que a Unimar tem para oferecer”, finaliza.

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black