TRABALHO EFICIENTE: Vera Cruz comemora 85 anos com mais investimentos e obras sob a gestão da prefeita Renata Devito

January 25, 2020

 

A cidade de Vera Cruz completa neste sábado 85 anos de fundação. Uma agenda de eventos culturias, esportivos e de lazer marcou as comemorações. Hoje, às 19h, tem apresentação do DJ Mário, na Praça Monteiro Lobato, a partir das 19h. As 19h30, acontece a Missa de Ação de Graças no Santuário Sagrado Coração de Jesus. Amanhã (domingo), às 8h, tem a final do Torneio  Cidade Joia de Futebol Amador (Troféu "Nicanor Guerreiro Perez") no Estádio Municipal. 

                          Unidade Básica de Saúde (UBS) está sendo reformada

A Cidade Joia comemora o aniversário também com seguimento de diversos investimentos, obras e serviços sob a gestão da prefeita Renata Devito e do vice-prefeito Paulinho Haraguchi. Controle de gastos com austeridade, responsabilidade e contas aprovadas pelo TCE. 

Entre as mais recentes conquistas, a prefeita autorizou a licitação para construção do novo Poço Artesiano, em parceria com o Governo Estadual. A obra terá início em breve e vai solucionar o problema de abastecimento de água em Vera Cruz.

                                                       Novo piso sintético na EMEF

A Unidade Básica de Saúde (UBS) está sendo completamente reformada e a quadra da EMEF Professora Belinha Geib Devito recebendo novo piso sintético. 

O trabalho não para e a Prefeitura de Vera Cruz amplia e melhora cada vez mais a estrutura de serviços e atendimento à população. 

 

A prefeita Renata Devito mostra liberação de convênio com o Governo do Estado para construção do novo Poço Artesiano em Vera Cruz, solucionando o problema de abastecimento de água

na cidade

 

               Mais investimentos na renovação e ampliação da frota para melhoria dos serviços

 

Histórico de Vera Cruz

Vera Cruz foi fundada por Pompeu de Souza Queiroz no remoto a o de 1923 eram umas casinhas de pau-a-pique coberta de sape, derrubavam a mata para dar início a plantação de café dando origem a Fazenda Bela Contra, hoje, Fazenda Bela Vista, o povoado foi se desenvolvendo no entorno do picadão da paulista que demarcava onde passaria os trilhos da estrada de ferro, surgiu algum comércio, o primeiro estabelecimento foi o Bar Café e Bolo que vendia um pouco de tudo, foi erguida uma igrejinha de madeira e administrativamente Vera Cruz pertencia a Campos Novos Paulista. 

 

Com a emancipação de Marília Vera Cruz passou a ser Distrito desta cidade, em 1928 foi instalado pelo governo estadual o Cartório Civil o que demostrou que o distrito progredia pois já realizaria casamento, expediria atestado de óbitos e contaria com um Juiz de Paz encarregado de decidir pendências cíveis, em 1929, chegou a rede elétrica para as casas e prédios comerciais e foi implantada iluminação pública só na rua Cristóvão Colombo a via principal ( hoje rua Paulo Guerreiro Franco), em 1929 ainda foi construída a Estação Ferroviária com o nome de Estação Kenctuki, em 1930 os trilhos da ferrovia passaram por Vera Cruz e o primeiro trem, tipo Maria Fumaça cruzou a cidade e fez a primeira parada na estação vindo de São Paulo em direção a Marília,

Vera Cruz nessa época contava com 8 mil moradores, 5 mil na zona rural e 3 mil na cidade, iniciava o momento de emancipação política, liderado pelo comerciante Cid da Costa Pimentel e pelo farmacêutico Rubens Pipo, só logra êxito em 10 de dezembro de 1934 quando o Governador Armando Salles de Oliveira assina a lei n. Que cria o Município de Vera Cruz. 

 

Este porém somente é instalado oficialmente em 25 de Janeiro de 1935, por ato do governador, representado na festa de instalação pelo Juiz de Direito da Comarca Dr. Alfeu César Pedrosa, que lê diante de grande público a nomeação do primeiro prefeito municipal Cid da Costa Pimentel, a Estação Kenctuki passa a ser Estação de Vera Cruz, em 1936 assume a Paróquia local Monsenhor Florentino Santamaria que logo coloca em prática a construção do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, lembrando que Monsenhor Santamaria permaneceu em Vera Cruz por 50 anos até sua morte em 1986.
Vera Cruz tem hoje cerca de 12 mil habitantes, possui 5 escolas municipais e está prestes a inaugurar a sexta unidade, um moderno e amplo prédio de Creche-Escola, possui duas escolas estaduais e uma ETEC, escola técnica da Fundação Paula Souza, ao todo atende cerca de dois mil e quinhentos alunos, possui um aeroporto registrado no DAC, um clube sócio esportivo, Vera Cruz Tênis Clube, possui dois clubes de serviços o Lions Clube e o Rotary Clube.

 

Sua principal produção é o café e o gado de corte, seu comércio é de bom porte sustando toda necessidade local, a rede de saúde conta com uma Unidade de Saúde Básica, uma Unidade da Saúde da Família e um Pronto Atendimento Médico, tem ainda um Centro de Promoção Social, o Fundo Social de Solidariedade, o CRAS, o Programa Criança Feliz, o atendimento do Viva Leite e Bolsa Família, o Cantinho Feliz que atende crianças cuja família apresenta problemas a Assistência Social mantém um Asilo filantrópico para homens e outra entidade particular A Casa da Vovó abriga senhoras idosas, a cidade conta com o Centro de Convivência do Idoso.
O Padroeiro da cidade é o Sagrado Coração de Jesus e a cerca de 60 anos a comunidade enfeita as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi compondo a mais tradicional festa religiosa/cultural do município, conta ainda Vera Cruz com a Delegacia de Polícia Civil, CIRETRAN e Destacamento da Polícia Militar.
A cidade é hospitaleira, tranquila e pacata com as características das pequenas cidades do interior, com amplas praças e atividades esportivas.

 

A galeria de ex prefeitos, conta com os seguintes nomes Cid da Costa Pimentel, Rubens Pipo, Norberto de Carvalho, Francisco Pinheiro da Silveira, Valdomiro Freire, José Raimundo Machado, Paulo Guerreiro Franco, Fábio Zalaf, Hélio Bambini, Nicanor Guerreiro Perez, João Manoel da Silva, Vicente de Paula Oliveira, Antônio Rodolfo Devito, Valdevino de Moura, Fernando Simon e Renata Zompero Dias Devito.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black