Hospital das Clínicas de Marília elabora plano de ação para eventuais casos suspeitos ou confirmados do Coronavírus

February 6, 2020

A Superintendência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA, em conformidade com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e demais setores hospitalares, informa que, diante da atual situação epidemiológica do novo Coronavírus (2019-nCoV) elaborou um Plano de Contingência para o manejo de casos suspeitos ou confirmados da doença.

O HCFAMEMA instituiu no dia 29 de janeiro de 2020 o Grupo de Trabalho para elaboração do Plano de Contingência, responsável tanto por atualizar as normas e procedimentos no atendimento de casos de Dengue, Shikungunya, Zika e Vírus Influenza, como por contemplar também o novo Coronavírus (2019-nCoV).

O HCFAMEMA reitera que já possui estrutura para prestar assistência a casos de doenças de transmissão respiratória, tendo historicamente contribuído de forma efetiva em situações anteriores de epidemias de Influenza pelo vírus H1N1. A instituição conta com leitos de isolamento respiratório em diversos setores (pediatria, infectologia e UTI), equipe especializada em doenças infecciosas, um Núcleo de Vigilância Epidemiológica para apoiar as ações de manejo e controle em situações de epidemias, bem como conta com profissionais treinados para atender eventuais casos de doenças transmissíveis.

O Plano de Contingência adota todas as medidas de preparação para eventual ocorrência ou aumento do número de casos de doença respiratória pelo novo Coronavírus, desde a identificação de casos, fluxos de atendimento, medidas de precaução e isolamento, notificação das suspeitas, procedimento de coleta para exames confirmatórios e o suporte clínico dos casos.

A instituição destaca, entretanto, que o atendimento é somente para média e alta complexidade, orientando os pacientes a primeiro procurar o atendimento na rede básica de saúde, para então, após diagnóstico preliminar, seja reencaminhado ao HCFAMEMA quando forem detectados casos “graves”.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black