EXCELÊNCIA NO ENSINO: Unimar realiza primeira banca de qualificação de Mestrado Acadêmico em Saúde

February 9, 2020

Foi aprovada a primeira qualificação para o Mestrado Acadêmico em Saúde da Universidade de Marília (Unimar). O mestrando do Programa de Pós-graduação em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação, Carlos Henrique Bertoni Reis, apresentou a dissertação orientada pela Dra. Daniela Vieira Buchaim, sobre consolidação.

A apresentação foi realizada para a banca examinadora, composta pela Dra. Daniela, Dra. Elen Landgraf Guinger e Dr. Geraldo Marco Rosa Junior, docente em Bauru. Acompanhando este momento, estavam os familiares, docentes do programa de Pós-graduação e colegas mestrandos.

Segundo o ortopedista Carlos Henrique, a apresentação foi um momento desafiador, mas de muita felicidade. “A satisfação é muito grande. O nervosismo passou e veio a aprovação. Agora, é só comemorar a parte boa do que passamos, fazendo o projeto e a apresentação, e seguir com a pesquisa”, comemora.

A orientadora, Dra. Daniela Buchaim, confessou ter ficado emocionada. Para ela, a qualificação foi a consolidação do sonho de ofertar o Programa de Mestrado na Unimar. “Nossa Universidade oferece qualidade de ensino na área da saúde com graduação, especialização e, agora, mestrado. Um programa muito importante, que tem como ponto forte a interdisciplinaridade. Estou radiante neste momento, ainda mais porque meu orientado incorporou o espírito de pesquisador, teve uma responsabilidade muito grande com todas as etapas, resultando em sua aprovação”, conta.

Segundo o Coordenador do Programa de Mestrado Acadêmico em Saúde, Dr. Rogério Leone Buchaim, não dava para conter a alegria do momento. “A sala do júri, onde estamos agora nesta apresentação, é muito emblemática, pois há tempos atrás realizamos uma reunião com o ex-presidente da capes, Dr. Abílio Baeta, onde tivemos a oportunidade de apresentar o projeto a ele. Agora, ver este programa concretizado, forte, crescendo cada vez mais e chegando na qualificação é emocionante”, comemora.

Ainda segundo Dr. Rogério, a apresentação de Carlos Henrique foi excepcional. “ A gente fica muito feliz, porque a função básica de um mestrado é a formação de um docente. Carlos Henrique é um excelente ortopedista, um excelente cirurgião e excelente clínico, agora estamos o ajudando na construção da docência. Vimos, desde o início, com as primeiras apresentações de seminários, que são partes dos nossos créditos o crescimento e evolução, mas a gente sabe que ele vai crescer muito mais até a defesa da dissertação”, ressalta.

A pesquisa do mestrando está em fase final, para então ser marcada a data para a defesa. “Minha pesquisa é de consolidação, a gente usa um biomaterial, similar ao que utilizo no meu dia a dia profissional, mas testando outro tipo de material associado, que é a fibrina derivada da cascavel. Vimos em outros estudos semelhantes que o resultado é muito satisfatório e a gente espera que o nosso também tenha este resultado. Estamos agora na etapa em que descalcificamos os ossos, para após fazer as lâminas, corar e aí finalmente terminar o trabalho. Assim, fazendo as análises estatísticas para chegar à discussão e terminar o projeto”, detalha.

De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, a primeira qualificação é um importante momento. “Hoje é mais um marco para a história da Pós-graduação da Universidade de Marília. Neste mesmo espaço recebemos o presidente da Capes e hoje, a gente faz a primeira qualificação do Mestrado em Saúde. Quero parabenizar o Dr. Carlos

Henrique, que brilhantemente expôs sua apresentação, também parabenizar a Dra. Daniela, sua orientadora, a professora Elen e o professor Geraldo, que de forma muito especial compuseram e abrilhantaram ainda mais esta qualificação. Desejo, a partir de agora, muito sucesso neste caminho que o Carlos Henrique ainda tem a percorrer, mas eu tenho certeza que logo teremos as conclusões finais do trabalho, que será palco de muitas conquistas e publicações importantes não só no Brasil, mas em todo o mundo” enfatiza.

As inscrições para o processo seletivo do Programa de Mestrado Interdisciplinar na área da saúde em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação seguem abertas até o dia 12 de fevereiro. São ofertadas 15 vagas e podem cursar profissionais da área da saúde, os quais poderão atuar em duas linhas de pesquisa. Mais informações também podem ser obtidas através dos telefones 14 2105-4000 ou 2105-4099 ou através do site https://portal.unimar.br/pos/mestrado/reabilitacao/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black