Egresso do curso de Educação Física da Unimar conquista vaga de residência na Universidade Estadual de Londrina

February 14, 2020

Egresso do curso de Educação Física da Universidade de Marília (Unimar) conquista vaga para Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher no Hospital da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Lucas Barbosa conquistou uma das duas vagas para educadores físicos abertas no programa 2020.

Lucas recebeu a certificação do curso há pouco mais de dois meses. No mesmo período, recebeu a notícia da aprovação no Programa de Residência. Para ele, as conquistas são transformadoras. “Eu não vejo apenas uma porta se abrindo, mas sim várias. Cada vez mais a população está mais consciente sobre o papel da atividade física relacionado à saúde. Nós, educadores físicos, estamos ganhando mais espaço nessa busca por um estilo de vida saudável e acredito que a procura aumente”, conta Lucas.

O Hospital Universitário é o maior órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina e é o único Centro de Saúde público de grande porte no norte do Paraná, referência para os atendimentos SUS (Sistema Único de Saúde) da cidade e para cerca de 250 municípios.

O egresso contou que o interesse pela residência se deu através de palestra ofertada pela Universidade durante a Semana Acadêmica. “Um egresso participou como palestrante da semana de estudos e contou sobre a experiência na residência da UEL, as possibilidades de atuação na área da saúde e como era sua rotina profissional. Eu me interessei. E quer algo mais nobre que promover saúde? Estou bastante feliz e empolgado com essa nova experiência, e pretendo me dedicar a essa área mais voltada a saúde mesmo”, conta.

Este ano, o programa de residência disponibilizou duas vagas e o processo seletivo foi realizado em três fases. A primeira foi a prova escrita, com 21 questões sobre educação física, saúde pública e um estudo de caso sobre diabetes na mulher. A segunda fase foi a análise de currículo, com avaliação aos projetos científicos e estágios. Para a terceira fase, apenas os pré-selecionados foram chamados para a entrevista com os docentes da residência.

Ainda segundo o egresso, a conquista se deu pela qualidade de ensino da Universidade. “Eu sempre busquei aproveitar todo o conteúdo que era passado em sala de aula, principalmente sobre doenças crônicas não transmissíveis e diretrizes voltados a promoção de saúde. Aproveitei os estágios e os projetos de iniciação científica, o que me agregou muito conhecimento. No último ano, optei por estagiar no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), para atuar com as crianças portadoras de diabetes tipo 1, o que me fez criar gosto pela temática. Todas essas ações contaram pontos ao meu favor no momento da análise”, detalha.

De acordo com a Coordenadora do curso de Educação Física da Unimar, Regina Célia David Galvani, a conquista do egresso é uma alegria para a Universidade de Marília. “Lucas está tendo uma grande oportunidade. Com certeza, saindo na frente para um futuro profissional de excelência. Para nós, da Instituição, é um estímulo para oferecer cada vez mais ensino de qualidade aos nossos acadêmicos. O mérito neste caso é tanto da Unimar, que será representada em uma outra instituição de renome, como do nosso aluno que durante o curso sempre mostrou interesse e disponibilida

de para participar dentro de sala de aula, como em diversos projetos e programas que o curso desenvolve”, comemora.

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black