Prefeito de Lupércio renuncia antes de sessão da Câmara que cassaria o mandato dele, nesta sexta-feira

March 14, 2020

O prefeito da cidade Lupércio, Anézio Kemp (MDB), renunciou ao cargo na tarde desta sexta-feira (13) devido à complicações de saúde e idade avançada, afirmou o setor jurídico da prefeitura.

O pedido de renúncia foi encaminhado à Câmara dos Vereadores antes da sessão extraordinária que seria realizada nesta sexta, a qual decidiria pela cassação ou manutenção do cargo.

Ainda segundo o jurídico, foi informado que o prefeito já tem idade avançada - 77 anos- e no momento enfrenta vários problemas de saúde.

Nos últimos meses, ele não estava comparecendo à prefeitura, e que, com a possível cassação do cargo, permaneceu debilitado. O vice-prefeito, Fábio Henrique Mesquita (MDB), assume o cargo do município.

Ainda segundo o jurídico da Câmara, a pauta da sessão será redefinida após a renúncia.

 

Cassação

 

O Ministério Público (MP) pediu o afastamento do prefeito Anézio Kemp (MDB) da Prefeitura de Lupércio (SP) por supostas fraudes em resultados de concursos públicos da cidade na terça-feira (10).

A ação pedia a condenação com perda de direitos políticos por fraudes em direcionamento dos resultados dos concursos ocorridos em 2018.

A promotoria pediu ainda para anular o concurso, exonerar os aprovados que já tomaram posse dos cargos, condenar os envolvidos à perda de cargo público e que todo dinheiro fosse devolvido aos cofres públicos.

A Justiça agora deve manisfestar se acolhe ou não o pedido e inicia o processo contra os acusados.

Em nota, a Prefeitura de Lupércio afirma que o setor jurídico informou que houve a proposta de ação em virtude dos acontecimentos, alegando direcionamento de cargos no concurso público.

Afirma ainda que prefeitura tomou conhecimento da situação no ano passado e que estava em contato com o MP, que fez algumas indicações do que deveria ser feito.

Em virtude disso, o concurso público será refeito. Um novo edital para cadastro reserva foi aberto com o objetivo de evitar o inchamento do funcionalismo.

A prefeitura informou ainda que a empresa se disponibilizou a fazer novamente o concurso sem nenhuma cobrança. Quem participou do primeiro concurso não precisará pagar pela inscrição.

Diante de todas as determinações do Ministério Público, que segundo o setor jurídico estão sendo atendidas pela Prefeitura de Lupércio, houve surpresa no pedido de afastamento do prefeito, afirma a prefeitura.

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black