HC/Famema comemora 5 anos como Autarquia Estadual, com novas conquistas e ampliação da estrutura de atendimento para mais de 1,2 milhão de habitantes

May 6, 2020

Um gigante que atende Marília e mais 62 municípios da região (uma população estimada em 1,2 milhão de habitantes) completa nesta quarta-feira (6), 5 anos de encampação pelo Estado e transformação em Autarquia. 

Trata-se do Hospital da Clínicas/Famema (Faculdade de Medicina de Marília), vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia. 

Um centro de referência regional e estadual em excelência de serviços que, mesmo com as dificuldades do SUS, segue ampliando a estrutura de atendimento de média e alta complexidade em diversas áreas da saúde, como oncologia, oftalmologia, cardiologia e outras especialidades.

PROJETO APROVADO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

                  Camarinha lutou e conquistou a estadualização do Complexo H.C/Famema 

 

A criação da Autarquia, que possibilitou orçamento próprio e integral do Complexo, ocorreu através da  Lei Complementar nº 1.262, aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, com o trabalho e dedicação do então deputado estadual Abelardo Camarinha.

Foi ele também que em 1994, no primeiro de seus três mandatos como parlamentar na Assembleia Legislativa, conquistou a estadualização da Famema, com os cursos da instituição passando a ser gratuitos. 

São sete unidades que compõem a Autarquia: Hospital das Clínicas, HC 2, HC 3, Famema, Hemocentro, Unidade de Oftalmologia, Ambulatório Mario Covas, NGA e rede Lucy Montoro. 

 Observado pelo deputado Vinícius Camarinha, o então governador Márcio França assina o novo estatuto do Complexo HC/Famema, garantindo mais segurança para os funcionários

 

TRATAMENTO HUMANIZADO PARA SALVAR VIDAS

São mais de 2.400 funcionários (além dos centenas de empregos indiretos) trabalhando em sistema de turnos 24h por dia, com média de 1,2 milhão de atendimentos por ano via SUS; O Pronto Socorro faz uma média de 15 mil atendimentos por mês e nos ambulatórios são cerca de 700 mil registros.

O Hospital das Clínicas também é a porta de entrada para urgências e emergências e referência para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Resgate do Corpo de Bombeiros.

Uma impressionante estrutura humana e material com todos ligados em um único foco: tratamento humanizado para salvar vidas.

Um gigante que não para de crescer, pois as demandas aumentam a cada dia, assim como os investimentos em reformas e ampliações da estrutura e modernização dos equipamentos, como a recente aquisição de um novo e moderno tomógrafo computadorizado e outros equipamentos e imagem.

O Hospital também ampliou os leitos de UTI e implantou um novo Pronto Socorro, uma nova unidade emergencial em urgência e emergência, dobrando a capacidade e passando a contar com 12 consultórios de atendimento, novas salas de sutura, unidade de estabilização, monitores e isolamento para doenças infectocontagiosas. Tudo isso com novas camas, mobiliário e equipamentos de última geração. Além de nova sala de medicação.

Mas unidos, diretoria, funcionários, colaboradores e apoiadores seguem superando desafios e com muito esforço atingindo metas, dentro de uma gestão séria, responsável e comprometida com a qualidade dos serviços e ampliação do acesso da população. 

       

      MELHORIAS E INVESTIMENTOS: Novo tomógrafo computadorizado e novos leitos no H.C

 

FAMEMA: EXCELÊNCIA EM QUALIDADE DE ENSINO

Com cerca de 300 docentes qualificados e titulados, a Faculdade de Medicina de Marília (Famema), possui o selo de qualidade conquistado pelo curso de enfermagem chamado Arco Sul.

Apenas duas faculdades no país possuem este prêmio. Este selo de qualidade possibilita a integração entre as instituições do Mercosul com a possibilidade de intercâmbio.Os cursos da instituição sempre têm tido boa classificação pela avaliação do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), inclusive na classificação como melhor escola de medicina do Estado e a terceira do país, contando com o Hospital das Clínicas no apoio como hospital/escola.

Eficiência que traduz o nível da formação dos cerca de 620 alunos, que recebem residências médicas e multiprofissional, além de dois cursos de pós-graduação: Medicina em Saúde e outro acadêmico de Biologia e Envelhecimento. Assim,  o aluno da Famema tem um comportamento diferente, pois a metodologia ativa busca novas informações a todo o momento. E isto é importante no mundo digitai em que vivemos.

NOVO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA FAMEMA 

A Faculdade de Medicina de Marília vai ganhar um  novo campus universitário à Comunidade Famema.Uma área centralizada para as atividades acadêmicas da Famema. Com 53 anos de existência, a Famema não tem prédio próprio e as atividades são desenvolvidas em diversos prédios alugados e descentralizados.Segue o trabalho  para viabilizar esse projeto, deixando  de ser apenas um sonho para se tornar uma realidade.

A Secretaria de Patrimônio da União do Ministério do Planejamento já formalizou  a assinatura do termo de cessão de terreno com 13 mil metros quadrados, localizado na avenida Tiradentes, ao lado do Supermercado Tauste, para a construção do novo campus da Famema.A partir da conquista do terreno, as atuações passaram a ter abrangência nas esferas municipal, estadual e federal. 

Um moderno projeto arquitetônico foi desenvolvido para atender as necessidades atuais da Instituição, incluindo prédios acadêmicos da graduação e pós-graduação, biblioteca, laboratórios, ambulatórios didático-assistenciais, anfiteatros, restaurante universitário, administração e estacionamento, além de espaços destinados à convivência dos estudantes. O projeto contempla ainda uma reestruturação urbanística e viária na região proposta pela Prefeitura Municipal de Marília. 

 

MENSAGEM DA DRA. PALOMA LIBÂNIO, SUPERINTENDENTE DO COMPLEXO HC/FAMEMA 

 

"O HCFAMEMA completa hoje 5 anos. Estar à frente de uma autarquia tão importante, referência para o atendimento em saúde de 62 municípios é uma grande honra que vem acompanhada de inúmeros desafios e responsabilidades. 

Nestes últimos 5 anos tivemos diversas conquistas que refletiram diretamente na saúde da população por nós assistida, dentre elas podemos destacar a ampliação e modernização do nosso parque tecnológico com a aquisição de novos equipamentos como arcos cirúrgicos; tomógrafo; colonoscópios, dente outros, ressaltando a compra da ressonância magnética que será inaugurada em breve. 

Investimos também na reforma da nossa estrutura física: inauguramos a nova Unidade de Emergência Adulto que possui a maior sala de estabilização do interior paulista; reformamos a Unidade de Urgência Materno Infantil, o Centro Cirúrgico, nossas UTIs e Enfermarias. 

Outro avanço que merece destaque foi a publicação do Estatuto do HCFAMEMA, que possibilitou a nomeação de cargos em comissão que hoje compõe a equipe de gestão da autarquia, trazendo melhorias significativas nos processos de trabalho. 

Todo esse progresso só foi possível com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, dos parceiros do HCFAMEMA e, principalmente com a determinação e comprometimento dos profissionais que aqui atuam diariamente com ética, profissionalismo e empenho.

Seguimos focados em nossa visão, sempre pautados em nossos valores e nos princípios do SUS. Continuaremos trabalhado diuturnamente para oferecer cada vez mais acesso e qualidade à saúde da população; além de boas condições de trabalho aos nossos colaboradores".  

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
  • Facebook - White Circle
  • Tumblr - White Circle
  • Twitter - White Circle

© 2017 por "JP. Povo