Docente da Universidade Rovira i Virgili, da Espanha, participa do Projeto Novos Olhares na Metodologia Científica, realizado pelo Programa de Pós-graduação da Unimar

June 25, 2020

 

Coordenadora do Mestrado em Direito Ambiental da Universidade Rovira i Virgili (URV), na Espanha, Susana Borràs Pentinat, participou da nona edição do Projeto Novos Olhares na Metodologia Científica. 

Presença também do Coordenador do Projeto Novos Olhares na Metodologia Científica, Valter do Carmo 

 

A Coordenadora do Mestrado em Direito Ambiental da Universidade Rovira i Virgili (URV), na Espanha, Susana Borràs Pentinat, foi a convidada da nona semana do Projeto Novos Olhares na Metodologia Científica, desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Marília (Unimar). Sua palestra teve como objetivo esclarecer aos acadêmicos o “Método reflexivo, pensamento crítico e impacto social da investigação”.

A abertura do nono debate foi realizada pela Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Dra. Fernanda Mesquita Serva e o Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado, Dr. Jonathan Barros Vitta. Os moderadores convidados foram: a docente da Unimar, Dra. Jussara Borges Ferreira e o docente do Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), Dr. José Edmilson de Souza Lima.

A docente Susana Borràs ressaltou que em sua palestra buscou apresentar aos acadêmicos os pontos chave para a metodologia científica. “Propus a busca de impacto social, por meio de um processo reflexivo e crítico, baseado em um contexto fático, socialmente complexo, o que implica interdisciplinaridade e aprendizado da ciência da sociedade. O impacto social possibilita democratizar e aproximar o processo científico de todos os atores por meio de sua participação ativa, aumentando o poder transformador da pesquisa social e jurídica, em benefício do bem-estar comum”, enfatiza.

Ainda segundo a palestrante, o Projeto Novos Olhares é inovador e uma oportunidade única de aprendizagem. “A metodologia é muito importante para um bom desenvolvimento científico, porque ajuda a capacitar futuros pesquisadores para melhores resultados. A análise metodológica permite reforçar o rigor científico, orientando os pesquisadores a melhorar seu raciocínio e aproximação da realidade. Apesar da importância que reveste essa temática, as Universidades apenas dedicam o tempo revisando o método científico. Portanto, o esforço da Unimar é meritório, principalmente no contexto em que vivemos, e o número de participantes do evento evidencia o grande interesse que despertou no público em aprender as várias metodologias possíveis aplicadas à pesquisa nas ciências sociais e jurídicas”, ressalta.

De acordo com o Coordenador do Projeto, o docente Dr. Valter Moura do Carmo, foi uma honra receber tão importante profissional. “Temos o prazer de receber a professora Susana, uma pesquisadora de referência para os estudiosos em Direito Ambiental. Fora as atividades desenvolvidas na Universidade Rovira i Virgili, ela foi investigadora em diferentes centros de investigação científica como o Committee on Challenges of Modern Society (NATO/CCMS) na Bélgica, Max Planck Institut für ausländisches öffentliches Recht und Völkerrecht na Alemanha, Center of International Environmental Law (CIEL) nos Estados Unidos e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, destaca

O Coordenador destaca ainda que Susana é responsável pelo convênio firmado entre a Universidade Rovira i Virgili e a Unimar “A docente tem colaborado com as atividades do nosso Programa de Pós-graduação, participando de grupos de pesquisa, ministrando conferências, integrando banca de defesa de tese e escrevendo artigos com docentes e discentes da

instituição. O nosso convênio com a Universitat Rovira I Virgili permite o intercâmbio de acadêmicos e professores da graduação, mestrado e doutorado da nossa universidade, bem como a participação em projetos de pesquisa, bancas e publicações em conjunto. O PPGD conta desde o ano passado com uma comissão de internacionalização, presidida por mim, que busca aumentar ainda mais as relações de pesquisa da Instituição com programas de pós-graduação de outros países”, explica.

As palestras do Projeto Novos Olhares na na Metodologia Científica são realizadas todas às quartas-feiras, a partir das 18h, sempre com temas atuais e convidados renomados. As videoaulas são transmitidas pelo canal do Youtube PPGD da Unimar e estão abertas ao público em geral.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
  • Facebook - White Circle
  • Tumblr - White Circle
  • Twitter - White Circle

© 2017 por "JP. Povo