Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimar encerra o primeiro semestre de aulas com seminário sobre inovação e a prática profissional na pandemia

June 25, 2020

 

 

Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimar, Wilton Augusto Camolese

e o Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimar, Fernando Netto 

 

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Marília (Unimar) encerrou o primeiro semestre de aulas digitais com o evento acadêmico “Semana de Lives”, que proporcionou a interação dos alunos com renomados profissionais para discussão das inovações do setor e a prática profissional em meio a pandemia. Participaram docentes e profissionais atuantes no Brasil e exterior.

De acordo com o Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimar, Fernando Netto, o evento acadêmico foi realizado para brindar o final de um excelente semestre, mesmo com tantas transformações. “Nosso curso é estruturado para ser presencial, mas todos os docentes se adequaram à nova realidade e seguimos com as aulas e projetos. Na última semana do semestre nos reunimos com os representantes de cada termo e o balanço final mostrou resultados sensacionais. Para comemorar, organizamos as lives com temas escolhidos pelos acadêmicos”, conta.

No primeiro dia, os sistemas estruturais e o funcionamento dos escritórios de arquitetura neste momento de pandemia foram os temas discutidos pelo docente Odair laurindo Rosa com os egressos Bruno Rosseto e Felipe Ceolin. No segundo dia, os profissionais apresentaram os novos procedimento na aprovação de projetos na Prefeitura de Marília, alterada dias antes do início do período de quarentena, o tema foi abordado pelos docentes Luiz Fernando Gentili e Marcelo Salmon junto ao Arquiteto da Prefeitura de Marília, Bruno Batista.

Ainda sobre mudanças nos processos marilienses, no terceiro dia o debate ressaltou o Plano Diretor da cidade que não sofre alterações há década e que está para ser atualizado, aguardando aprovação. O tema foi apresentado e discutido pelo Secretário Municipal de Planejamento Urbano, José Antônio, o Presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Estratégico de Marília (Codem), Luiz Eduardo Dias e a docente do curso de arquitetura e urbanismo, Sonia Moraes.

O penúltimo dia foi voltado ao papel da arquitetura através dos tempos. “A arquitetura sofreu mudanças bruscas de comportamento. Verificamos isso com a origem do saneamento básico que começou nas principais capitais que não contavam com infraestrutura básica e, com isso, desencadeou as primeiras epidemias”, detalha o Coordenador. Participaram do evento acadêmico os docentes da Unimar, Wilton Augusto Camolese e Walnyce Scalise, os arquitetos Ana Carolina Padilha e Rafael Rodrigues e os egressos da Unimar que atuam no exterior, Patricia Maria Monti e Bruno Scalisse.

Para encerrar a “Semana de Lives” os acadêmicos fizeram um tour virtual pela construção da quarta torre do Hospital Beneficente Unimar (HBU), obra que está sendo acompanhada pelos acadêmicos dos cursos engenharia e arquitetura e urbanismo. O objetivo foi apresentar aos acadêmicos o diferencial neste tipo de construção, o qual requer rígido controle de execução, para isso o debate contou com a participação da Superintendente do HBU, Márcia Mesquita

Serva Reis, o Diretor de Qualidade do Hospital, Dr. Uri Flato, a arquiteta especializada em projeto hospitalar, Maria Eunice Tosello e o Gestor de obras do Hospital, Eli Pedro Moreira.

Segundo o docente, Wilton Augusto Camolese, os debates fecharam com chave de ouro o primeiro semestre de 2020. “Os alunos interagiram de uma maneira que superou nossas expectativas, assim como a sociedade de uma forma geral, tendo em vista que nossa intenção de transmitir a Live via YouTube e Facebook era mesmo proporcionar este debate com a participação de qualquer pessoa que se interessasse pelos assuntos”, conta.

Para o acadêmico do quinto termo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimar, Guilherme Kumizaki de Paiva, participar da semana foi enriquecedor. “Participar das lives foi muito importante para minha carreira, porque tivemos a oportunidade de aprender através das experiências transmitidas pelos profissionais. Infelizmente foi preciso transformar as aulas presenciais em digitais, e eu apoio a decisão tomada pela Universidade, mas ficamos longe de todos e com a semana pudemos estar juntos novamente, mesmo a distância”, enfatiza. As lives foram transmitidas pelo canal oficial da Unimar no youtube e estão disponíveis ao público em geral.

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
  • Facebook - White Circle
  • Tumblr - White Circle
  • Twitter - White Circle

© 2017 por "JP. Povo