Resultado do Enade comprova que os cursos da Unimar estão entre os melhores do Estado

October 24, 2020

A Universidade de Marília (Unimar), há mais de 60 anos zela pela formação de profissionais altamente capacitados, em todas as áreas do conhecimento, que atendem as expectativas do mercado e contribuem com o desenvolvimento da sociedade. Entre as melhores do país, a Instituição oferece qualidade de ensino, sendo destaque nos principais índices de avaliação, como o recém divulgado Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o Índice de Diferença de Desempenho (IDD).

Divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), o Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos concluintes da graduação e entender como adquiriu competências e habilidades, necessárias para a atuação profissional. Já o IDD, é o comparativo das notas dos concluintes com a nota obtida no Enem. Ambas as notas colocam a Universidade de Marília, mais uma vez, em evidência em todo o estado de São Paulo.

Dois cursos da área da saúde, Biomedicina e Enfermagem, conquistaram nota 4 no Enade e também no IDD, em escala de 1 a 5, superando os cursos de todas as instituições da região de Marília.

Para a Coordenadora dos cursos de Farmácia e Biomedicina (6º melhor curso do estado e 11º do país), Lara Casadei, as avaliações demonstram a qualidade inquestionável do ensino dos cursos, que proporcionam alta empregabilidade. “Estou a frente de dois cursos consolidados, que contam com estrutura diferenciada, laboratórios equipados com tecnologia de ponta para aulas práticas e a realização de estágio, os quais complementam as disciplinas teóricas e, assim, resultam na formação qualificada deste futuro profissional. Utilizamos disciplinas inovadoras, que são diferenciais para o mercado de trabalho, porque abrangem áreas em destaques na biomedicina e preparam para as mais de 109 áreas de atuação para o farmacêutico”, conta.

Segundo a Coordenadora do curso de Enfermagem, Tereza Laís Menegucci Zutin, são estes diferenciais, somados ao apoio da mantenedora que resultam na alta qualidade educacional. “Nós estamos felizes e orgulhosos por esta nota. Oferecemos uma graduação diferenciada, porque a Instituição preza pela qualidade de ensino, pesquisa e extensão, nos ampara e zela por este objetivo. Possuímos docentes qualificados, todos mestres ou doutores, e alunos dedicados. Outro fator, que é muito importante e que temos muito orgulho, é a nossa estrutura física, nossos laboratórios, nossa biblioteca, que é algo incomparável e imbatível”, expõe.

Na área dos cursos de Agrárias, a Medicina Veterinária, pioneiro no estado de São Paulo, mantém, ao longo dos anos, a tradição de formar profissionais diferenciados para o mercado de trabalho, conquistando a nota 4 no Enade e IDD, sendo o 5º melhor curso do Estado e 2º melhor entre os cursos privados.

De acordo com o Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimar, Fábio Manhoso, a nota reforça a qualidade na formação de profissionais com embasamento teórico e prático compatível com as demandas nacionais. “É uma alegria receber este conceito no Enade, resultado de um trabalho em conjunto, onde os alunos são peças integrantes. Há, claro, o protagonismo do corpo docente, porque eles são os motivadores, mas os alunos também fazem

parte do contexto por que estão a frente do colegiado de curso e com bom desempenho nas aulas teóricas e práticas, que envolvem metodologia diferenciada, baseada nas competências humanísticas, que trás o aluno mais próximo ao professor, como realmente um participante ativo dos procedimentos ensino e aprendizagem”, ressalta.

O curso de Engenharia Civil, na área de exatas, conquistou também a nota 4 no Enade e IDD. Segundo o Coordenador dos cursos de Engenharias, a metodologia ativa da Universidade também é um dos importantes fatores que contribuem com o destaque nos índices de avaliação. “A metodologia ativa e colaborativa faz com que o aluno aplique o conteúdo diariamente, vivenciando as problemáticas do dia a dia e se tornando aptos para enfrentar as dificuldades. Este é um dos diferenciais que os empregadores buscam e nós, como corpo docente, nos empenhamos para que eles conquistem estas habilidades e desenvoltura para encarar o mercado de trabalho”, afirma.

Os cursos de Odontologia e Farmácia conquistaram nota 4 no Enade, também realçando a qualidade de ensino. Para a Coordenadora do curso de Odontologia, Beatriz Flávia Trazzi, o trabalho em equipe é uma importante ferramenta na construção da qualidade educacional. “A nota Enade é fruto de um trabalho árduo porque, realmente, a gente dá o nosso melhor, então vejo como uma consagração. A Odontologia da Unimar tem uma importância grandiosa para a sociedade de Marília e região com o atendimento de pacientes, trabalho que estamos efetuando há quarenta anos, mostrando que somos um curso de excelência”, destaca.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota máxima em avaliação in loco do MEC, agora nota 4 no IDD, o curso de Medicina da Unimar de destaca pela metodologia de ensino e laboratórios equipados com tecnologia de ponta, além de campos de estágio como o Hospital Beneficente Unimar, Clínicas e a Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte (UPA). Segundo o Coordenador, Heron Gonzaga, há uma grande satisfação em relação a nota, porque mostra que todos os investimentos estão sendo positivos para a formação profissional. “Nossos diferenciais estão no processo pedagógico, que segue metodologia de ensino adequada e contextualizada com o momento atual, um corpo docente altamente qualificado, infraestrutura de excelência e a Internacionalização, em que temos convênio com Instituições do exterior para a realização de estágios. Sem contar a inovação tecnológica, neste momento de pandemia saímos na frente e mantemos a qualidade de ensino”, detalha.

Os cursos de Educação Física, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Agronômica, Fisioterapia e Nutrição alcançaram notas que os colocam entre as melhores graduações do estado.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, acredita que o resultado se dá pela união de todo o time Unimar. “As notas altas são resultado de muita dedicação e empenho de um time comprometido com a excelência do ensino superior. Nossa alegria é traduzida em notas que retrataram o trabalho e empenho dos professores, alunos e colaboradores”, celebra.

Ainda segundo a Pró-reitora, a Unimar tem um compromisso com a sociedade. “Vejo que sempre temos que evoluir, mas com a certeza de que estamos no caminho certo, valorizando as pessoas e investindo em educação de excelência. O compromisso é uma formação adequada para os nossos profissionais, os nossos egressos são nossos tesouros! Com ética,

valores e respeito ao próximo, seguiremos juntos. Agradecemos a todos que sempre acreditaram no nosso trabalho, elevando o nome da nossa cidade, afinal, Marília é a Terra da Unimar!”, finaliza.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black
  • Facebook - White Circle
  • Tumblr - White Circle
  • Twitter - White Circle
Anuncie aqui!!!
14 99797-5612

© 2017 por "JP. Povo