top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Hoje, 4 de Abril, aniversário de Marília!


... em 1923, Antônio Pereira da Silva e seu filho José Pereira da Silva foram os primeiros a desbravar terras próximas aos rios Feio e Peixe. O povoado ganhou o nome de Alto Cafezal. Mais tarde tornou-se distrito de Cafelândia, mas foi com a chegada da companhia paulista de estradas de ferro, que avançava seus trilhos de Piratininga até Lácio, que a história começou a ganhar novas páginas.

Em quatro de abril de 1929, a cidade foi criada e ganhou o nome 'Marília', escolhido por Bento de Abreu Sampaio Vidal, um deputado à época, que se inspirou no livro "Marília de Dirceu", uma história de amor e liberdade... (veja o vídeo abaixo).

ASSIM É MARÍLIA

Daí segue a história e hoje estamos aqui, para comemorarmos os 94 anos de nossa querida Marília! Orgulho de todos os moradores pelas suas belezas, potencial econômico, clima agradável, hospitalidade de seus cerca de 340 mil habitantes e tantos outros atrativos e qualidades.

É só caminhar pelas ruas e avenidas da cidade para descobrir o motivo de orgulho dos moradores. A cada esquina uma descoberta. Histórias com cenários únicos, verdadeiros cartões-postais.

O encanto do bosque, por exemplo, com quase 20 hectares de mata atlântica em meio a cenas urbanas. Uma cidade cercada por vales e que resulta num pôr do sol de tirar o fôlego.

Conquistas históricas Marília também é uma cidade de muitas conquistas históricas. Uma das maiores empresas aéreas do país, a TAM, foi fundada no município. O segundo maior banco do país, o Bradesco, também nasceu em Marília, originando o primeiro caixa eletrônico do Brasil, instalado na cidade.

A primeira fotografia em 360 graus foi registrada em Marília pelo fotógrafo Sebastião Leme e adivinha de quem foi a primeira medalha olímpica da natação brasileira? De um atleta mariliense, Tetsuo Okamoto, em 1952.

Enfim, tantos feitos, tantas conquistas, vitórias... E hoje estamos aqui, comemorando mais um aniversário de Marília.


130 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page