top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Hospital das Clínicas de Marília abre hoje mais dez leitos de UTI para Covid


Conforme antecipado pelo JP, o Hospital das Clínicas (HCFAMEMA) vai colocar 10 novos leitos de UTI COVID em operação nesta sexta-feira (5). Com isso, o hospital passa a ter 40 leitos de UTI COVID Adulto.

O aumento determinado e anunciado pelo governo do Estado no final de janeiro exigiu a contratação de novos profissionais, locação de mais equipamentos e reorganização dos espaços de atendimento.

Os 10 novos leitos de UTI COVID vão ser custeados pelo Governo.

Para serem abertos foi preciso contratar 7 médicos, 4 enfermeiros, 24 técnicos em enfermagem, 4 auxiliares de serviços gerais e 4 fisioterapeutas. O processo de seleção e contratação começou no mesmo dia em que o HCFAMEMA recebeu a notificação para a ampliação da UTI COVID Adulto, em 26 de janeiro.

Para esta ampliação foi necessário também a locação de equipamentos e aparelhos de apoio aos leitos de UTI-COVID, como 10 respiradores pulmonares, 5 monitores de parâmetros e 36 bombas de infusão. Os últimos equipamentos necessários chegaram hoje, quinta-feira, dia 4 de março, viabilizando então a abertura dos novos leitos.

Com os novos leitos, o HCFAMEMA passa a oferecer 90 vagas para pacientes com COVID, sendo 40 para UTI Adulto, 2 para UTI Pediátrica, 40 para Enfermaria Adulto e 8 para Enfermaria Pediátrica. Nesta quinta-feira, recebiam assistência 47 pacientes, sendo 30 na UTI Adulto, 16 na Enfermaria Adulto e 1 na Enfermaria Pediátrica.

O HCFAMEMA é a referência da Diretoria Regional de Saúde de Marília (DRS-9) para o atendimento a pacientes com COVID que vem de 62 municípios, com aproximadamente 1,2 milhão de vidas.

“Eu gostaria de agradecer ao governador João Doria, à Secretaria Estadual de Saúde, ao secretário Marcos Vinholi e ao deputado Vinícius Camarinha, que contribuíram para viabilizar a implantação destes novos leitos”, declarou a superintendente do HCFAMEMA, draª Paloma Libânio.


67 visualizações0 comentário
bottom of page