top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Junta Militar em Marília convoca reservistas do Exército para apresentação, a partir de sexta-feira


Quem prestou serviço militar ou passou para a reserva nos últimos cinco anos,

deve fazer apresentação na forma Presencial a partir de sexta-feira (9) até o dia 9 a 16 de dezembro, de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Junta do Serviço Militar (JSM), em Marília, que fica na Rua 15 de Novembro, 650, em frente ao Mercadão Municipal.

Em Marília deverão fazer o EXAR 2022 todos que serviram o Tiro de Guerra nos últimos cinco anos; os policiais militares que saíram da corporação e também ficam vinculados ao serviço militar por cinco anos; entre outros.

Objetivo da convocação é a realização do EXAR (Exercício de Apresentação da Reserva) 2022. A apresentação será realizada da seguinte forma: Pessoalmente – no período de 9 a 16 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; e Pela Internet – de 1º de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023, acessando os sites específicos da Força que o Reservista serviu. No caso do Exército, a opção pela internet é: www.exarnet.eb.mil.br . Caso o reservista se apresente depois do período normal será cobrada uma multa. A JSM de Marília funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo que mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3433-1363. O EXAR O Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) é realizado anualmente, no período de 1º de dezembro a 31 de janeiro do ano seguinte por meio do EXARNET ou de forma PRESENCIAL no período de 9 a 16 de dezembro, exceto sábados e domingos. A atividade, deve ser realizada pelo reservista por 5 (cinco) anos consecutivos, após o licenciamento. A apresentação é obrigatória e, exclusivamente, para fins de atualização de dados. Constitui prova de estar o reservista em dia com as suas obrigações militares a Certidão de Situação Militar (Oficiais R/2) ou o Certificado de Reservista (Praças), com o carimbo e as apresentações anuais devidamente anotadas. O reservista terá a sua falta no trabalho abonada pelo empregador, mediante apresentação do referido documento. O reservista que não se apresentar estará em débito com o Serviço Militar e sujeito às penalidades previstas em lei. QUEM DEVE SE APRESENTAR NO EXAR Os pertencentes à Reserva da Força Terrestre, que tenham se afastado do serviço ativo no período de 1º de dezembro do ano anterior a 30 de novembro (inclusive): - Oficiais e Praças de carreira transferidos para a reserva remunerada; - Oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e/ou patente; - Oficiais e Praças temporários licenciados no período acima estabelecido; - Aspirantes a Oficial R/2 e Oficiais R/2 concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR); - Portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) em "Situação Especial" - Reservistas de 1º e 2° Categorias licenciados no período acima estabelecido. A atualização dos dados cadastrais deverá ser feita pela internet nos 4 (quatro) primeiros anos. No 5º ano, após ter servido, deverá comparecer à última organização militar em que serviu ou apresentar-se em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima de sua nova residência.



1.907 visualizações0 comentário
bottom of page