A Câmara de Marília aprovou na sessão desta segunda-feira (20), o Projeto de Lei de autoria da vereadora Fabiana Camarinha (Podemos), denominado "Projeto Bárbara Guedes - Luz que se multiplica", em homenagem à jovem de 25 anos que faleceu em acidente de trânsito no centro de Marília, em 2020, e doou órgãos.
Paula Guedes, mãe de Bárbara, ajudou na elaboração do Projeto e acompanhou a sessão, ontem. Evandro Peloso, pai do jovem Ruan Peloso, de 24 anos, que faleceu em função de tumor cerebral, também acompanhou a aprovação do projeto na Câmara Municipal.
O Projeto tem como principais objetivos informar a população sobre o processo de doação e transplante de órgãos e tecidos, desconstruir mitos e preconceitos relacionados à doação, incentivar o diálogo familiar acerca da decisão de doar, engajar escolas, instituições de saúde e comunidades em atividades educativas, inspirar a sociedade por meio de histórias reais e dar maior publicidade em impressos da municipalidade, site oficial e redes sociais da Prefeitura, entre outros meios e Internet, para as legislações vigentes e políticas públicas de apoio às famílias de doadores de órgãos.
Também destaca a conscientização de direitos dos familiares de doadores de órgãos, como isenção de pagamento do velório, caixão e taxas de sepultamento. Esses direitos são garantidos por Lei Municipal e no caso de pagamentos desses serviços, os familiares devem ser ressarcidos.
"A aprovação desse maravilhoso "Projeto Bárbara Guedes" é um marco nas ações de conscientização e estímulo à doações de órgãos, um ato de solidariedade e amor ao próximo que mesmo no momento da dor salva vidas", afirma Fabiana Camarinha.
"Um Projeto que nasceu no coração da Paula Guedes. Ela me trouxe a proposta e eu, como mãe e cidadã, representante do povo, decidi torná-lo realidade, oficializando seus ideais e convicções com forte impacto e resultados na sociedade", explicou a vereadora.
Comentários